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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56853
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Título: | Avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional na UFPE |
Autor(es): | HENRIQUE, Ludmila de Oliveira Costa |
Palavras-chave: | Instrumento de avaliação da aprendizagem; Plano de ensino; Estratégia de ensino e aprendizagem; Ciências Contábeis |
Data do documento: | 6-Mar-2024 |
Citação: | HENRIQUE, Ludmila de Oliveira Costa. Avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Diante da importância primordial da educação superior para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o desenvolvimento de uma nação através da disseminação de conhecimentos técnicos e científicos, surge a necessidade de refletir sobre como os alunos de graduação estão sendo avaliados. Assim, o objetivo geral do estudo foi identificar os instrumentos de avaliação da aprendizagem e estratégias de ensino propostas pelos docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da análise documental dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional do curso de Ciências Contábeis. A amostra é composta pelas quinze disciplinas da formação profissional, nos turnos da tarde e da noite, com um total de trinta turmas, cujos dados foram coletados no semestre letivo 2023.2, cujo período se dá entre 23 de outubro de 2023 e 31 de março de 2024. Os resultados apontam que, apenas 18 dos 30 dos docentes disponibilizaram seus planos de ensino, e que dentre os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores destacam-se a prova escrita, em 16 das 18 turmas, o trabalho escrito, em 11 das 18 turmas, o seminário e a resolução de exercícios, ambos em 6 das 18 turmas, e o estudo de caso, em apenas uma turma, sendo esses instrumentos utilizados de forma mesclada em quase todas as turmas. Mas apenas dez dos 18 planos de ensino apresentaram a identificação do peso para cada instrumento e nenhum deixou claro quais os critérios de avaliação que foram usados para atribuir as notas de forma explícita. Dentre as estratégias de ensino de aprendizagem aplicadas tem-se as aulas expositivas dialogadas, em todas as 18 turmas, na maioria das vezes mesclada com outras estratégias, principalmente com a resolução de exercícios, em 16 turmas, para incentivar o “espírito crítico e participativo” do aluno. As outras estratégias que também se destacam são as discussões em sala de aula, em oito turmas, as análises de situações práticas e as atividades em grupo, ambas aplicadas em quatro turmas, sendo as estratégias apresentadas de forma mesclada na maioria das turmas. O presente trabalho contribuiu para compreender e aprimorar o processo de avaliação da aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, sendo possível perceber que os métodos tradicionais de avaliação e os de ensino aprendizagem ainda estão fortemente enraizados no corpo docente da graduação de Ciências Contábeis da UFPE, pois geralmente eles são contratados pelo seu desempenho profissional na contabilidade, mas não possuem uma formação na área da docência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56853 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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