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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56853

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorHENRIQUE, Ludmila de Oliveira Costa-
dc.date.accessioned2024-07-22T15:10:57Z-
dc.date.available2024-07-22T15:10:57Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.date.submitted2024-07-18-
dc.identifier.citationHENRIQUE, Ludmila de Oliveira Costa. Avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56853-
dc.description.abstractDiante da importância primordial da educação superior para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o desenvolvimento de uma nação através da disseminação de conhecimentos técnicos e científicos, surge a necessidade de refletir sobre como os alunos de graduação estão sendo avaliados. Assim, o objetivo geral do estudo foi identificar os instrumentos de avaliação da aprendizagem e estratégias de ensino propostas pelos docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da análise documental dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional do curso de Ciências Contábeis. A amostra é composta pelas quinze disciplinas da formação profissional, nos turnos da tarde e da noite, com um total de trinta turmas, cujos dados foram coletados no semestre letivo 2023.2, cujo período se dá entre 23 de outubro de 2023 e 31 de março de 2024. Os resultados apontam que, apenas 18 dos 30 dos docentes disponibilizaram seus planos de ensino, e que dentre os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores destacam-se a prova escrita, em 16 das 18 turmas, o trabalho escrito, em 11 das 18 turmas, o seminário e a resolução de exercícios, ambos em 6 das 18 turmas, e o estudo de caso, em apenas uma turma, sendo esses instrumentos utilizados de forma mesclada em quase todas as turmas. Mas apenas dez dos 18 planos de ensino apresentaram a identificação do peso para cada instrumento e nenhum deixou claro quais os critérios de avaliação que foram usados para atribuir as notas de forma explícita. Dentre as estratégias de ensino de aprendizagem aplicadas tem-se as aulas expositivas dialogadas, em todas as 18 turmas, na maioria das vezes mesclada com outras estratégias, principalmente com a resolução de exercícios, em 16 turmas, para incentivar o “espírito crítico e participativo” do aluno. As outras estratégias que também se destacam são as discussões em sala de aula, em oito turmas, as análises de situações práticas e as atividades em grupo, ambas aplicadas em quatro turmas, sendo as estratégias apresentadas de forma mesclada na maioria das turmas. O presente trabalho contribuiu para compreender e aprimorar o processo de avaliação da aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, sendo possível perceber que os métodos tradicionais de avaliação e os de ensino aprendizagem ainda estão fortemente enraizados no corpo docente da graduação de Ciências Contábeis da UFPE, pois geralmente eles são contratados pelo seu desempenho profissional na contabilidade, mas não possuem uma formação na área da docência.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstrumento de avaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectEstratégia de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas da formação profissional na UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxGiven the primordial importance of higher education for the development of society, promoting the development of a nation through the dissemination of technical and scientific knowledge, there is a need to reflect on how undergraduate students are being evaluated. Thus, the general objective of the study was to identify the learning assessment instruments and teaching strategies proposed by teachers at the Federal University of Pernambuco (UFPE), based on documentary analysis of the teaching plans of the professional training subjects of the Accounting Sciences course. The sample is made up of fifteen professional training subjects, in the afternoon and evening shifts, with a total of thirty classes, whose data were collected in the 2023.2 academic semester, which runs between October 23, 2023 and March 31, 2024. The results indicate that only 18 of the 30 teachers made their teaching plans available, and that among the assessment instruments used by teachers, the written test stands out, in 16 of the 18 classes, and written work, in 11 of the 18 classes, the seminar and the resolution of exercises, both in 6 of the 18 classes, and the case study, in just one class, with these instruments being used in a mixed way in almost all classes. But only ten of the 18 teaching plans presented the identification of the weight for each instrument and none made it clear which evaluation criteria were used to explicitly assign the grades. Among the learning teaching strategies applied are dialogued expository classes, in all 18 classes, most of the time mixed with other strategies, mainly with the resolution of exercises, in 16 classes, to encourage the “critical and participatory spirit ” from the student. The other strategies that also stand out are classroom discussions, in eight classes, analyzes of practical situations and group activities, both applied in four classes, with the strategies presented in a mixed way in most classes. The present work contributed to understanding and improving the learning assessment process in the Accounting Sciences course, making it possible to see that traditional assessment methods and teaching-learning methods are still strongly rooted in the teaching staff of the Accounting Sciences undergraduate course at UFPE, as they are generally hired for their professional performance in accounting, but they do not have training in teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-3522-4242pt_BR
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