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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56846
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Título: | A história recriada em "Entre os Atos", de Virginia Woolf |
Autor(es): | BORBA, Lucas Leite |
Palavras-chave: | Virginia Woolf; Escrita de mulheres; História; Ensaio; Entre os Atos |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BORBA, Lucas Leite. A história recriada em "Entre os Atos", de Virginia Woolf. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Essa dissertação tem como principal objetivo analisar a reescrita do passado no romance Entre os atos (1941/2022) observando como ele veicula críticas à cultura imperial e fascista. Situado no verão de 1939, o romance traz a família Oliver em Pointz Hall, a casa onde recebem convidados para apreciar um pageant. O enredo é centrado nesse espetáculo, criado pela personagem Srta. La Trobe, uma mulher descrita como outsider. O foco do romance alterna entre os atores e as reações da plateia, e são essas que nos introduzem ao caráter de algumas personagens, já que alguns tendem a apreciar a tradição e incomodam-se com a peça, enquanto os que estão abertos a novas perspectivas, se maravilham com sua obra. Essa complexidade que envolve a narrativa do romance nos leva a seccionar nossa análise em duas: tratando das representações do presente, dos símbolos que indicam a hegemonia da cultura imperial no dia a dia dessas personagens, e depois como esse contexto influencia na leitura do passado feita por La Trobe em seu pageant. Ao longo da pesquisa, portanto, será realizado um mapeamento da literatura woolfiana, argumentando que Woolf, além de ficcionalista, era uma pensadora do seu próprio tempo. A fim de delimitar o que entendemos sobre os conceitos de feminino, mulher e feminilidade, trouxemos a explicação de Toril Moi (1989) aliada a exemplos do uso desses termos nas obras de Woolf. Ademais, dialogando com os ensaios feministas de Woolf com as contribuições de Adrienne Rich (2010) e Hélène Cixous (1975) discutimos as idiossincrasias da autoria feminina na obra de Woolf. A partir de White (1994) e Said (2007), discutiremos as tensões e aproximações da autora com as abordagens já existentes de discursos históricos. Entendemos que existe uma teoria woolfiana que desdobra pensamentos acerca da história, da literatura e da autoria feminina que é veiculada nos ensaios da autora. A partir das contribuições de De Obaldia (1995) e Gualtieri (2000), propomos delimitar nosso entendimento acerca desse gênero, além de explicar o que é a teoria woolfiana e como ela pode ser aplicada. Assim, será possível notar de que forma o pageant de La Trobe está alinhado às ideias de Woolf acerca da reescrita do passado a partir da ficção, e como esse processo está alicerçado na busca de perspectivas múltiplas, que questionem verdades dogmáticas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56846 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
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