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Título : Reforma Curricular: uma análise sobre a importância da disciplina de Contabilidade Ambiental na grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Autor : BOMFIN, Rebeca Rafaely dos Santos
Palabras clave : Contabilidade Ambiental; Matriz Curricular; Projeto Pedagógico Curricular; Reforma Curricular
Fecha de publicación : 13-mar-2024
Citación : BOMFIN, Rebeca Rafaely dos Santos. Reforma Curricular: uma análise sobre a importância da disciplina de Contabilidade Ambiental na grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Resumen : O presente trabalho de caráter exploratório teve como objetivo abordar a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, modalidade presencial, no que tange à inclusão da disciplina de Contabilidade Ambiental na matriz curricular do curso e a sua importância para formação profissional em Contabilidade, considerando, nessa temática, as perspectivas da Reforma Curricular. A fim de atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa para análise dos dados, empregando a escala Likert de cinco pontos e análise de conteúdo, especialmente análise categorial, como técnicas de pesquisa no questionário semiestruturado, o qual foi compartilhado entre os grupos de redes sociais com estudantes de todos os períodos e obteve 74 respondentes. Os resultados revelam que o problema de pesquisa foi positivamente respondido, visto que 82,43% dos participantes declararam, ao considerar o contexto socioeconômico presente e futuro, que a incorporação da Contabilidade Ambiental como componente curricular é relevante. Adicionalmente, para 83,78% da amostra, a interiorização desses conceitos pode contribuir para a construção de uma consciência ecológica nos estudantes, percentual que reforça o potencial da UFPE em promover mudanças transformacionais na sociedade a partir do ensino. Quanto ao projeto Pedagógico Curricular e o programa de graduação, os futuros profissionais apresentaram, entre os desafios, a necessidade de atualizar a matriz curricular vigente, o que oportuniza a implementação das diretrizes contidas no Parecer 432/2023. Dentre as maiores contribuições, por fim, a qualidade do ensino oferecido na Instituição foi fortemente apontada, o que viabiliza melhor posicionamento frente às oportunidades de emprego no mercado de trabalho em virtude da credibilidade associada à Instituição.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56844
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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