Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56844

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Álvaro Pereira de-
dc.contributor.authorBOMFIN, Rebeca Rafaely dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:12:54Z-
dc.date.available2024-07-22T14:12:54Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationBOMFIN, Rebeca Rafaely dos Santos. Reforma Curricular: uma análise sobre a importância da disciplina de Contabilidade Ambiental na grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56844-
dc.description.abstractO presente trabalho de caráter exploratório teve como objetivo abordar a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, modalidade presencial, no que tange à inclusão da disciplina de Contabilidade Ambiental na matriz curricular do curso e a sua importância para formação profissional em Contabilidade, considerando, nessa temática, as perspectivas da Reforma Curricular. A fim de atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa para análise dos dados, empregando a escala Likert de cinco pontos e análise de conteúdo, especialmente análise categorial, como técnicas de pesquisa no questionário semiestruturado, o qual foi compartilhado entre os grupos de redes sociais com estudantes de todos os períodos e obteve 74 respondentes. Os resultados revelam que o problema de pesquisa foi positivamente respondido, visto que 82,43% dos participantes declararam, ao considerar o contexto socioeconômico presente e futuro, que a incorporação da Contabilidade Ambiental como componente curricular é relevante. Adicionalmente, para 83,78% da amostra, a interiorização desses conceitos pode contribuir para a construção de uma consciência ecológica nos estudantes, percentual que reforça o potencial da UFPE em promover mudanças transformacionais na sociedade a partir do ensino. Quanto ao projeto Pedagógico Curricular e o programa de graduação, os futuros profissionais apresentaram, entre os desafios, a necessidade de atualizar a matriz curricular vigente, o que oportuniza a implementação das diretrizes contidas no Parecer 432/2023. Dentre as maiores contribuições, por fim, a qualidade do ensino oferecido na Instituição foi fortemente apontada, o que viabiliza melhor posicionamento frente às oportunidades de emprego no mercado de trabalho em virtude da credibilidade associada à Instituição.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade Ambientalpt_BR
dc.subjectMatriz Curricularpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico Curricularpt_BR
dc.subjectReforma Curricularpt_BR
dc.titleReforma Curricular: uma análise sobre a importância da disciplina de Contabilidade Ambiental na grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325837316929335pt_BR
dc.description.abstractxThe present exploratory study aimed to address the perception of undergraduate students in Accounting Sciences of the Federal University of Pernambuco, face-to-face mode, in regarding the inclusion of the discipline of Environmental Accounting in the curricular matrix of the course and its importance for professional training in Accounting, considering, in this theme, the perspectives of the Curricular Reform. In order to achieve the proposed objective, a quali-quantitative approach was used for data analysis, using the Likert scale of five points and content analysis, especially categorical analysis, as research techniques in the semi-structured questionnaire, which was shared among the social networking groups with students of all periods and obtained 74 respondents. The results reveal that the research problem was positively answered, since 82.43% of the participants declared, when considering the present and future socioeconomic context, that the incorporation of Environmental Accounting as a curricular component is relevant. Additionally, for 83.78% of the sample, the internalization of these concepts can contribute to the construction of an ecological consciousness in students, a percentage that reinforces the potential of UFPE to promote transformational changes in society from teaching. Regarding the Curricular Pedagogical Project and the graduation program, the future professionals presented, among the challenges, the need to update the current curricular matrix, which provides the opportunity to implement the guidelines contained in Opinion 432/2023. Among the greatest contributions, finally, the quality of education offered in the institution was strongly pointed out, which enables better positioning in front of job opportunities in the labor market due to the credibility associated with the Institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REBECA RAFAELY DOS SANTOS BOMFIN.pdf821,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons