Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56836

Comparte esta pagina

Título : A atuação do gestor escolar frente à pandemia de COVID-19 : uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife
Autor : OLIVEIRA, Ester Maria Sotero de
Palabras clave : Gestão escolar; Gestor escolar; COVID-19, Pandemia de, 2020-
Fecha de publicación : 10-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Ester Maria Sotero de. A atuação do gestor escolar frente à pandemia de COVID-19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa aborda a atuação do gestor escolar da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Recife/PE, com o objetivo principal de compreender a gestão escolar em instituições de ensino da Rede Municipal de Recife durante a pandemia de Covid-19. O referencial teórico inclui estudos de Dourado (2000), Saviani (2001), Libâneo (2007), Luck (2009), Azevedo (2010), Gadotti (2013) e Aguiar (2018). Realizamos pesquisas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que deram suporte à escrita da dissertação. Este estudo qualitativo teve como sujeitos três gestores escolares selecionados com base no porte das escolas (pequeno, médio e grande), todas situadas na Região Político Administrativa IV da cidade do Recife. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicaram que os gestores enfrentaram diversos desafios, especialmente nas dimensões pedagógicas e de Gestão de Pessoas. Evidenciou-se a importância do trabalho desses profissionais e das ações que desenvolveram para atender às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da interação e da motivação mostrou-se essencial para promover a democracia na escola. Por fim, foi elaborada uma proposta de formação para os gestores escolares, com o intuito de qualificar e orientar os profissionais à frente da gestão escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56836
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ester Maria Sotero de Oliveira.pdf1,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons