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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56836

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Ângela da Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ester Maria Sotero de-
dc.date.accessioned2024-07-22T13:04:19Z-
dc.date.available2024-07-22T13:04:19Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ester Maria Sotero de. A atuação do gestor escolar frente à pandemia de COVID-19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56836-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a atuação do gestor escolar da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Recife/PE, com o objetivo principal de compreender a gestão escolar em instituições de ensino da Rede Municipal de Recife durante a pandemia de Covid-19. O referencial teórico inclui estudos de Dourado (2000), Saviani (2001), Libâneo (2007), Luck (2009), Azevedo (2010), Gadotti (2013) e Aguiar (2018). Realizamos pesquisas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que deram suporte à escrita da dissertação. Este estudo qualitativo teve como sujeitos três gestores escolares selecionados com base no porte das escolas (pequeno, médio e grande), todas situadas na Região Político Administrativa IV da cidade do Recife. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicaram que os gestores enfrentaram diversos desafios, especialmente nas dimensões pedagógicas e de Gestão de Pessoas. Evidenciou-se a importância do trabalho desses profissionais e das ações que desenvolveram para atender às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da interação e da motivação mostrou-se essencial para promover a democracia na escola. Por fim, foi elaborada uma proposta de formação para os gestores escolares, com o intuito de qualificar e orientar os profissionais à frente da gestão escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleA atuação do gestor escolar frente à pandemia de COVID-19 : uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5809048326697175pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThis research addresses the role of school principals in the Municipal Education Network of Recife/PE, with the main objective of understanding school management in municipal schools in Recife during the Covid-19 pandemic. The theoretical framework includes studies by Dourado (2000), Saviani (2001), Libâneo (2007), Luck (2009), Azevedo (2010), Gadotti (2013), and Aguiar (2018). We conducted research on the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), which supported the writing of this dissertation. This qualitative study involved three school principals selected based on the size of the schools (small, medium, and large), all located in the Political Administrative Region IV of the city of Recife. We used questionnaires and semi-structured interviews, conducted in person, as data collection instruments. The results indicated that the principals faced various challenges, especially in the pedagogical and Human Resources dimensions. The importance of the work of these professionals and the actions they developed to meet new educational demands became evident. Furthermore, the need for collective work, interaction, and motivation proved essential to promoting democracy in schools. Finally, a training proposal for school principals was developed, with the aim of qualifying and guiding professionals in school management.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

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