Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56817

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ CARNEIRO, Ana Rita-
dc.contributor.authorLIMA, Vitória Couto Gomes de-
dc.date.accessioned2024-07-19T20:38:04Z-
dc.date.available2024-07-19T20:38:04Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-04-29-
dc.identifier.citationLIMA, Vitória Couto Gomes de. TECENDO JARDINS: bordado como representação de projeto de paisagismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56817-
dc.description.abstractEste trabalho se insere no campo do ensino de paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo da pesquisa é demonstrar a utilização do bordado associado à tapeçaria como representação gráfica de projetos de paisagismo, tomando como referência as expressões artísticas utilizadas pelo paisagista Roberto Burle Marx. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico para investigar o conceito de obra de arte, destacando a tapeçaria e o bordado vinculado à arquitetura no campo da história, que culmina com o desenvolvimento da arte do paisagista Burle Marx. Em seguida explora-se o conceito de obra de arte no campo da filosofia. Tal investigação estende-se nas expressões artísticas do paisagista destacando-se a relevância de representar artisticamente com o bordado, o projeto da Praça Ministro Salgado Filho, localizada no bairro da Imbiribeira na cidade do Recife (PE). Dessa maneira, demonstra-se que é possível visualizar que a linha está além da cor que a determina, tendo textura, relevo e volume sobre o plano que é o tecido; que é possível delimitar o bordado e a tapeçaria como representação gráfica de projetos de paisagismo, tendo em vista à história e o conceito filosófico rebatido na produção do bordado da Praça Ministro Salgado Filho, utilizando-o como entremeio, uma representação mais informal anterior à maquete e posterior ao desenho. É através do bordado que podemos construir uma visão artística do paisagismo durante e na finalização do projeto, educando o olhar de quem está produzindo esse trabalho como obra de arte.pt_BR
dc.format.extent169p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaisagismopt_BR
dc.subjectRoberto Burle Marxpt_BR
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectTapeçariapt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.titleTECENDO JARDINS: bordado como representação de projeto de paisagismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3910740447562165pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9554652433700829pt_BR
dc.description.abstractxThis work falls within the field of landscape architecture teaching in the Architecture and Urbanism Course. The objective of this study is to illustrate the use of embroidery combined with tapestry as a graphical representation of landscaping projects, drawing inspiration from the artistic techniques employed by landscapist Roberto Burle Marx. To achieve this, a comprehensive literature review was conducted to explore the concept of artwork, highlighting tapestry and embroidery linked to architecture in the field of history, which culminates with the development of the art of landscapist Burle Marx. Then, the concept of artwork is explored in the field of philosophy. This investigation extends into the artistic expressions of the landscapist, emphasizing the relevance of artistically representing with embroidery the project of Praça Ministro Salgado Filho, located in the Imbiribeira neighborhood in the city of Recife (PE). In this way, it is demonstrated that it is possible to visualize that the line is beyond the color that determines it, having texture, relief, and volume on the plane that is the fabric; that it is possible to delineate embroidery and tapestry as graphic representation of landscaping projects, considering the history and the philosophical concept reflected in the production of the embroidery of Praça Ministro Salgado Filho, using it as an intermediate, a more informal representation prior to the model and subsequent to the drawing. It is through embroidery that we can build an artistic vision of landscaping during and at the completion of the project, educating the gaze of those who are producing this work as artwork.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Couto Gomes de Lima.pdf32,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons