Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814

Compartilhe esta página

Título: Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado
Autor(es): ARAUJO, Julianny Rebeca dos Santos
Palavras-chave: Racismo Genderizado; Slam; Letramentos de Reexistência; Lei 10.639/2003
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: ARAÚJO, Julianny Rebeca dos Santos. Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente monografia teve como objetivo principal analisar o uso da língua por mulheres negras no poetry Slam à problematização do racismo genderizado. Para tal proposta, buscamos reunir composições produzidas por Slammers negras que denunciam e enfrentam o racismo genderizado definido por Kilomba (2019). Buscamos entender como essas performances se materializam como práticas de Letramentos de Reexistência (Souza, 2006; 2011), conectando tais práticas à aplicação da Lei 10639/2003. Como fundamentação teórica nos baseamos em Souza (2009; 2011), Kilomba (2019) e Moita Lopes (2002;2006). Em termos metodológicos, adotamos uma pesquisa qualitativa e análise documental (vídeos disponíveis no YouTube e suas respectivas transcrições). Ademais, dialogamos com estudos da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006). Após uma leitura seletiva, foram selecionados quatro vídeos para serem transcritos e analisados. Por fim, a partir dos dados analisados, identificamos o uso criativo da linguagem por parte das Slammers por meio de poemas que, através de nomeações, figuras de linguagem e entre outros recursos linguísticos, convidam o público a refletir sobre as normas sociais profundamente enraizadas, as experiências e perspectivas dos sujeitos que sofrem pela intersecção entre racismo e sexismo. Esta pesquisa também destaca que estratégias educacionais são fundamentais para superar os desafios identificados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Julianny Rebeca dos Santos Araújo.pdf361,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons