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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814
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Título : | Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado |
Autor : | ARAUJO, Julianny Rebeca dos Santos |
Palabras clave : | Racismo Genderizado; Slam; Letramentos de Reexistência; Lei 10.639/2003 |
Fecha de publicación : | 2-oct-2023 |
Citación : | ARAÚJO, Julianny Rebeca dos Santos. Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A presente monografia teve como objetivo principal analisar o uso da língua por mulheres negras no poetry Slam à problematização do racismo genderizado. Para tal proposta, buscamos reunir composições produzidas por Slammers negras que denunciam e enfrentam o racismo genderizado definido por Kilomba (2019). Buscamos entender como essas performances se materializam como práticas de Letramentos de Reexistência (Souza, 2006; 2011), conectando tais práticas à aplicação da Lei 10639/2003. Como fundamentação teórica nos baseamos em Souza (2009; 2011), Kilomba (2019) e Moita Lopes (2002;2006). Em termos metodológicos, adotamos uma pesquisa qualitativa e análise documental (vídeos disponíveis no YouTube e suas respectivas transcrições). Ademais, dialogamos com estudos da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006). Após uma leitura seletiva, foram selecionados quatro vídeos para serem transcritos e analisados. Por fim, a partir dos dados analisados, identificamos o uso criativo da linguagem por parte das Slammers por meio de poemas que, através de nomeações, figuras de linguagem e entre outros recursos linguísticos, convidam o público a refletir sobre as normas sociais profundamente enraizadas, as experiências e perspectivas dos sujeitos que sofrem pela intersecção entre racismo e sexismo. Esta pesquisa também destaca que estratégias educacionais são fundamentais para superar os desafios identificados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
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