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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BONFIM, Marco Antonio de Lima do | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Julianny Rebeca dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T19:47:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T19:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Julianny Rebeca dos Santos. Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56814 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia teve como objetivo principal analisar o uso da língua por mulheres negras no poetry Slam à problematização do racismo genderizado. Para tal proposta, buscamos reunir composições produzidas por Slammers negras que denunciam e enfrentam o racismo genderizado definido por Kilomba (2019). Buscamos entender como essas performances se materializam como práticas de Letramentos de Reexistência (Souza, 2006; 2011), conectando tais práticas à aplicação da Lei 10639/2003. Como fundamentação teórica nos baseamos em Souza (2009; 2011), Kilomba (2019) e Moita Lopes (2002;2006). Em termos metodológicos, adotamos uma pesquisa qualitativa e análise documental (vídeos disponíveis no YouTube e suas respectivas transcrições). Ademais, dialogamos com estudos da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006). Após uma leitura seletiva, foram selecionados quatro vídeos para serem transcritos e analisados. Por fim, a partir dos dados analisados, identificamos o uso criativo da linguagem por parte das Slammers por meio de poemas que, através de nomeações, figuras de linguagem e entre outros recursos linguísticos, convidam o público a refletir sobre as normas sociais profundamente enraizadas, as experiências e perspectivas dos sujeitos que sofrem pela intersecção entre racismo e sexismo. Esta pesquisa também destaca que estratégias educacionais são fundamentais para superar os desafios identificados. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Racismo Genderizado | pt_BR |
dc.subject | Slam | pt_BR |
dc.subject | Letramentos de Reexistência | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.title | Letramentos de reexistência em batalhas de Rimas (SLAM): uma análise da representação discursiva da luta da mulher negra brasileira contra o racismo genderizado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3502649724320540 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9797791864967388 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present dissertation aimed to primarily analyze the language usage by Black women in Poetry Slam in addressing gendered racism. To achieve this objective, we sought to gather compositions produced by Black female Slammers who denounce and confront the gendered racism defined by Kilomba (2019). We aim to understand how these performances materialize as practices of Reexistence Literacy (Souza, 2006; 2011), connecting such practices to the implementation of Law 10639/2003. The theoretical foundation is based on Souza (2009; 2011), Kilomba (2019), and Moita Lopes (2002; 2006). Methodologically, we adopted a qualitative research approach and document analysis (videos available on YouTube and their respective transcriptions). Furthermore, we engaged with studies in Applied INdisciplinary Linguistics (Moita Lopes, 2006). Following selective reading, four videos were chosen for transcription and analysis. Finally, based on the analyzed data, we identified the creative use of language by Slammers through poems that, via naming, figures of speech, and other linguistic resources, invite the audience to reflect on deeply ingrained social norms, the experiences, and perspectives of individuals who suffer at the intersection of racism and sexism. This research also underscores the importance of educational strategies in overcoming the identified challenges. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Julianny Rebeca dos Santos Araújo.pdf | 361,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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