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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56813

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Título: O USO DO MINECRAFT NO DESENVOLVIMENTO DA VISÃO ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 2
Autor(es): OLIVEIRA, Lucas Gabriel de
Palavras-chave: Minecraft; Visualização espacial; Ensino Fundamental 2; Expressão Gráfica; Jogos Digitais
Data do documento: 30-Abr-2024
Citação: OLIVEIRA, L. G. O USO DO MINECRAFT NO DESENVOLVIMENTO DA VISÃO ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL 2. 2024. TCC (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os jogos digitais são um produto de entretenimento bastante popular nos dias atuais, principalmente entre os jovens. Seu mercado vive uma tendência de crescimento há anos, mas a pandemia ocorrida em 2020 fez com que os números aumentassem ainda mais. A utilização de jogos em sala de aula é uma proposta que vem sendo estudada através de várias pesquisas na área da Educação. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou apresentar o Minecraft, um jogo digital estilo sandbox de livre exploração, popular entre os estudantes, como ferramenta para o desenvolvimento da habilidade da visualização espacial. Esta habilidade se relaciona com o conteúdo da Geometria Gráfica na medida em que compreende as operações mentais relacionadas à manipulação da forma. A ideia de explorar o potencial do jogo digital Minecraft como ferramenta de ensino visa contribuir para o desenvolvimento desta habilidade por meio da interação dos estudantes Ensino Fundamental 2 com formas tridimensionais no meio digital. Este trabalho consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e se deu em três etapas. A primeira é uma pesquisa bibliográfica do referencial teórico sobre a área da visualização espacial. A segunda trata da pesquisa bibliográfica e documental sobre o Minecraft. Por fim, a terceira etapa traz a análise de cinco trabalhos acadêmicos sobre o uso do Minecraft em sala de aula a partir de três eixos de análise: Eixo Educacional, Cognitivo e Ferramental. Com base em tais eixos, os cinco trabalhos acadêmicos foram analisados a partir de diferentes perspectivas, que os relacionaram ao desenvolvimento da visualização espacial. Após as análises realizadas nesta pesquisa foram encontrados resultados positivos sobre a utilização do Minecraft para o desenvolvimento da visualização espacial dos estudantes. Com base nas análises dos trabalhos selecionados, o jogo também evidenciou sua potencialidade para ser utilizado em outras áreas de ensino, se mostrando uma ferramenta versátil para utilização em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56813
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

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