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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56797

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Title: O sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana do Recife : a qualidade percebida pelos passageiros
Authors: ANDRADE, Juliano Castro de
Keywords: Engenharia civil; Qualidade nos sistemas de transportes; Sistema de transporte público de passageiros; Questionário aplicado em transportes
Issue Date: 1-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ANDRADE, Juliano Castro de. O sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana do Recife: a qualidade percebida pelos passageiros. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta dissertação objetiva a avaliação do serviço atualmente oferecido pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Para tal, foi elaborado um questionário de satisfação considerando os 4 modos ofertados na região, ônibus, BRT, metrô e VLT, além da integração vigente no sistema. O questionário foi divulgado por redes sociais e contou com uma etapa de entrevistas em campo nos locais de maior movimentação dos modos. Foram comparadas as percepções entre usuários frequentes e não frequentes e entre usuários que usam o transporte em horário de pico e aqueles que o usam fora desse horário, sendo utilizado o teste de Mann-Whitney para a verificação de diferenças estatisticamente significativas. Os resultados evidenciam a baixa percepção de qualidade que os passageiros têm sobre o serviço oferecido, independente do modo utilizado ou se são usuários frequentes ou se usam o serviço em horário de pico. A exceção ocorre para a percepção sobre o tempo de viagem, considerado razoável por mais de metade dos passageiros quando avaliamos os modos com maior prioridade viária, a saber BRT, VLT e metrô; e para a facilidade de compra da passagem, considerada relativamente fácil. Quanto à comparação entre grupos, as diferenças entre usuários frequentes e não frequentes se limitaram aos atributos de velocidade e número de transferências, sendo as piores percepções as dos usuários frequentes, ao contrário do presumido inicialmente. Quando comparados o uso em horário de pico e fora de pico, as diferenças significativas ocorreram apenas para “velocidade” e “tarifa”, com as piores avaliações associadas ao uso em horário de pico, como esperado. Várias sugestões são apontadas para as inúmeras deficiências percebidas, destacando-se a necessidade de obtenção de receitas de forma extra tarifária para a captação dos recursos necessários à melhoria da qualidade do STPP sem que seja aumentado o valor da tarifa, considerada cara pela grande maioria da população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56797
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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