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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorANDRADE, Juliano Castro de-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:42:00Z-
dc.date.available2024-07-19T14:42:00Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.citationANDRADE, Juliano Castro de. O sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana do Recife: a qualidade percebida pelos passageiros. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56797-
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva a avaliação do serviço atualmente oferecido pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Para tal, foi elaborado um questionário de satisfação considerando os 4 modos ofertados na região, ônibus, BRT, metrô e VLT, além da integração vigente no sistema. O questionário foi divulgado por redes sociais e contou com uma etapa de entrevistas em campo nos locais de maior movimentação dos modos. Foram comparadas as percepções entre usuários frequentes e não frequentes e entre usuários que usam o transporte em horário de pico e aqueles que o usam fora desse horário, sendo utilizado o teste de Mann-Whitney para a verificação de diferenças estatisticamente significativas. Os resultados evidenciam a baixa percepção de qualidade que os passageiros têm sobre o serviço oferecido, independente do modo utilizado ou se são usuários frequentes ou se usam o serviço em horário de pico. A exceção ocorre para a percepção sobre o tempo de viagem, considerado razoável por mais de metade dos passageiros quando avaliamos os modos com maior prioridade viária, a saber BRT, VLT e metrô; e para a facilidade de compra da passagem, considerada relativamente fácil. Quanto à comparação entre grupos, as diferenças entre usuários frequentes e não frequentes se limitaram aos atributos de velocidade e número de transferências, sendo as piores percepções as dos usuários frequentes, ao contrário do presumido inicialmente. Quando comparados o uso em horário de pico e fora de pico, as diferenças significativas ocorreram apenas para “velocidade” e “tarifa”, com as piores avaliações associadas ao uso em horário de pico, como esperado. Várias sugestões são apontadas para as inúmeras deficiências percebidas, destacando-se a necessidade de obtenção de receitas de forma extra tarifária para a captação dos recursos necessários à melhoria da qualidade do STPP sem que seja aumentado o valor da tarifa, considerada cara pela grande maioria da população.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectQualidade nos sistemas de transportespt_BR
dc.subjectSistema de transporte público de passageirospt_BR
dc.subjectQuestionário aplicado em transportespt_BR
dc.titleO sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana do Recife : a qualidade percebida pelos passageirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0358266219846998pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to evaluate the service currently offered by the Public Transport System of the Recife Metropolitan Region (STPP/RMR). To this end, a satisfaction questionnaire was drawn up considering the four modes offered in the region: bus, BRT, metro and light rail, as well as the integration within the system. The questionnaire was disseminated via social mediaand was also applied using face-to- face interviewsconducted at the busiest locations. Perceptions were compared between frequent and non-frequent users and between users who use the transport during peak hours and those who use it outside peak hours The Mann-Whitney test was used to check for statistically significant differences.The results show that passengers have a very poor perception of the quality of the service offered, regardless of the mode used or whether they are frequent users or use the service during peak hours. The exception to this poor evalutation is the perception of travel time, which is considered reasonable by more than half of the passengers whenconsidering the modes with the better right-of-way, namely BRT, light rail and metro; and how easy it is to purchase the transport ticket, which is considered reazonably easy. As for the comparison between groups, the differences between frequent and non-frequent users were limited to the attributes “speed” and “number of transfers”, with frequent users having the worst perception, contrary to initial assumptions. When comparing peak and off-peak use, the significant differences were observed only for "speed" and "tariff", with the worst evaluations associated with peak use, as expected. Several suggestions are made to address the numerous perceived deficiencies. It is highlighted the need to obtain revenue from non-tariff sources, in order to raise the funds needed to improve the quality of the STPP without increasing its fare, considered expensive by the vast majority of the population.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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