Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56769

Compartilhe esta página

Título: Coordenação pedagógica: trabalho interativo na educação infantil em escolas do Recife
Autor(es): OLIVEIRA, Julia
SILVA, Karen
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica; Educação Infantil; Interação
Data do documento: 27-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Julia Gleycikele de Melo; SILVA, Karen Meridiana Rodrigues da. Coordenação pedagógica: trabalho interativo na educação infantil em escolas do Recife. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O artigo tem como objetivo apreender a importância que a coordenação pedagógica (CP) atribui ao trabalho interativo com as famílias na educação infantil, no contexto de duas escolas do Recife, sendo uma da rede privada e outra pública. Tem base metodológica qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas, Severino (2007), Triviños (1987) e análise de conteúdo Minayo (2006) para tratamento das informações levantadas. As leituras bibliográficas dar-se-ão sobre trabalho interativo com Tardif e Lessard (2014); coordenação pedagógica Almeida, Placco (2014), Domingues (2014), Rabelo (2021); educação infantil com Araújo e Pinazza (2019); Geralgo e Rousch (2022), Kishimoto (2010), Cruz et al (2021). Os resultados mostraram que a interação entre a família e a escola na educação infantil, na percepção da coordenação pedagógica, é imprescindível para o desenvolvimento integral das crianças, principalmente, ao ampliar aspectos de confiança, comunicação e pertencimento dos familiares e responsáveis nas instituições, impactando positivamente no trabalho docente e reafirmando a interação como prática fundamental de atuação dessas (es) profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56769
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 ATUALIZADO 17-07 Julia e Karen Final dep 00.pdf276,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons