Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56769
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Dayzi | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Julia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Karen | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T23:03:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T23:03:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Julia Gleycikele de Melo; SILVA, Karen Meridiana Rodrigues da. Coordenação pedagógica: trabalho interativo na educação infantil em escolas do Recife. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56769 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo apreender a importância que a coordenação pedagógica (CP) atribui ao trabalho interativo com as famílias na educação infantil, no contexto de duas escolas do Recife, sendo uma da rede privada e outra pública. Tem base metodológica qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas, Severino (2007), Triviños (1987) e análise de conteúdo Minayo (2006) para tratamento das informações levantadas. As leituras bibliográficas dar-se-ão sobre trabalho interativo com Tardif e Lessard (2014); coordenação pedagógica Almeida, Placco (2014), Domingues (2014), Rabelo (2021); educação infantil com Araújo e Pinazza (2019); Geralgo e Rousch (2022), Kishimoto (2010), Cruz et al (2021). Os resultados mostraram que a interação entre a família e a escola na educação infantil, na percepção da coordenação pedagógica, é imprescindível para o desenvolvimento integral das crianças, principalmente, ao ampliar aspectos de confiança, comunicação e pertencimento dos familiares e responsáveis nas instituições, impactando positivamente no trabalho docente e reafirmando a interação como prática fundamental de atuação dessas (es) profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica: trabalho interativo na educação infantil em escolas do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1583743041548197 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The article aims to understand the importance of pedagogical coordination (CP) attributes to interactive work with families in early childhood education, in the context of two schools in Recife, one of which is private and the other public. It has a methodological basis qualitative based on semi-structured interviews, Severino (2007), Triviños (1987) and analysis of content Minayo (2006) for processing the information collected. The readings bibliographical references will be made about interactive work with Tardif and Lessard (2014); coordination pedagogical Almeida, Placco (2014), Domingues (2014), Rabelo (2021); early childhood education with Araújo and Pinazza (2019); Geralgo and Rousch (2022), Kishimoto (2010), Cruz et al (2021). You results showed that the interaction between family and school in early childhood education, in perception of pedagogical coordination, is essential for the integral development of children, mainly by expanding aspects of trust, communication and belonging among family members and those responsible in institutions, positively impacting teaching work and reaffirming interaction as a fundamental practice for these professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 ATUALIZADO 17-07 Julia e Karen Final dep 00.pdf | 276,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons