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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5676
Title: Descentralização dos trens metropolitanos brasileiros: uma abordagem institucional do caso do Recife.
Authors: LINS, Isabel Sales de Melo
Keywords: Trens metropolitanos;Mobilidade urbana
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Sales de Melo Lins, Isabel; Brasileiro de Freitas Dourado, Anísio. Descentralização dos trens metropolitanos brasileiros: uma abordagem institucional do caso do Recife.. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Os transportes nas cidades brasileiras vêm passando por um processo de crise-transição. Os elementos desta crise se expressam, por exemplo, pela redução dos deslocamentos em transportes públicos, em particular dos transportes sobre trilhos, pela falta de recursos para investimentos infra-estruturais, pela intensa metropolização e pela crise institucional caracterizada pelo crescente conflito entre estados e municípios em torno da questão metropolitana. O quadro se agrava em função do crescente desequilíbrio modal na provisão dos transportes públicos em benefício do transporte sobre pneus. Nesse contexto, a partir de 1995 passou a ser implantado o Programa de Descentralização dos Trens Urbanos Brasileiros. O Programa, já concluído para o Rio de Janeiro e São Paulo, continua em fase de implantação em Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. A dissertação tem por objetivo analisar o Programa Nacional de Descentralização dos Trens Metropolitanos, e identificar, a partir do estudo de caso do Trem Metropolitano do Recife, os facilitadores e as barreiras à sua implantação e à sua efetiva contribuição para uma maior participação do modo ferroviário nos deslocamentos urbanos/metropolitanos. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade um novo arcabouço institucional que favoreça a aplicação do Programa de Descentralização, fortaleça o sistema metro-ferroviário e dê prioridade ao transporte público nas grandes aglomerações brasileiras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5676
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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