Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5676
Título: Descentralização dos trens metropolitanos brasileiros: uma abordagem institucional do caso do Recife.
Autor(es): LINS, Isabel Sales de Melo
Palavras-chave: Trens metropolitanos; Mobilidade urbana
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Sales de Melo Lins, Isabel; Brasileiro de Freitas Dourado, Anísio. Descentralização dos trens metropolitanos brasileiros: uma abordagem institucional do caso do Recife.. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Os transportes nas cidades brasileiras vêm passando por um processo de crise-transição. Os elementos desta crise se expressam, por exemplo, pela redução dos deslocamentos em transportes públicos, em particular dos transportes sobre trilhos, pela falta de recursos para investimentos infra-estruturais, pela intensa metropolização e pela crise institucional caracterizada pelo crescente conflito entre estados e municípios em torno da questão metropolitana. O quadro se agrava em função do crescente desequilíbrio modal na provisão dos transportes públicos em benefício do transporte sobre pneus. Nesse contexto, a partir de 1995 passou a ser implantado o Programa de Descentralização dos Trens Urbanos Brasileiros. O Programa, já concluído para o Rio de Janeiro e São Paulo, continua em fase de implantação em Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. A dissertação tem por objetivo analisar o Programa Nacional de Descentralização dos Trens Metropolitanos, e identificar, a partir do estudo de caso do Trem Metropolitano do Recife, os facilitadores e as barreiras à sua implantação e à sua efetiva contribuição para uma maior participação do modo ferroviário nos deslocamentos urbanos/metropolitanos. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade um novo arcabouço institucional que favoreça a aplicação do Programa de Descentralização, fortaleça o sistema metro-ferroviário e dê prioridade ao transporte público nas grandes aglomerações brasileiras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5676
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6309_1.pdf5,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.