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Título : Nível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos professores de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco
Autor : SILVA, Flávio Henrique da
Palabras clave : estresse ocupacional; professores; Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SILVA, Flávio Henrique da. Nível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos professores de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente estudo tem por objetivo identificar o nível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos docentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com coleta de dados por meio de questionário. O questionário foi enviado por e-mail, para 42 docentes que ministram aula no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, dentre os quais 22 professores concordaram em participar, perfazendo, 52,38 % dos profissionais do departamento. O formulário foi composto por 4 seções: identificação do perfil do docente, relacionamento social e entretenimento, o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e causas do estresse. A pesquisa revelou que 27,27 % dos professores estão experimentando estresse e que 100 % dos que têm estresse estão na fase denominada resistência. Deste total os sintomas mais frequentes apontados foram: tensão muscular (dor muscular) e aumento da sudorese percebidos nas últimas 24 horas, sensação de desgaste físico constante e problemas de pele percebidos na última semana e insônia percebida no último mês. Em relação à percepção do agente estressor, os indivíduos submetidos ao estresse revelaram que os problemas de saúde, as dificuldades de acesso ao local de trabalho e superlotação das turmas como fatores preponderantes para a percepção de estresse no dia-dia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56733
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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