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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Flávio Henrique da-
dc.date.accessioned2024-07-18T12:01:30Z-
dc.date.available2024-07-18T12:01:30Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Flávio Henrique da. Nível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos professores de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56733-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar o nível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos docentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com coleta de dados por meio de questionário. O questionário foi enviado por e-mail, para 42 docentes que ministram aula no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, dentre os quais 22 professores concordaram em participar, perfazendo, 52,38 % dos profissionais do departamento. O formulário foi composto por 4 seções: identificação do perfil do docente, relacionamento social e entretenimento, o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e causas do estresse. A pesquisa revelou que 27,27 % dos professores estão experimentando estresse e que 100 % dos que têm estresse estão na fase denominada resistência. Deste total os sintomas mais frequentes apontados foram: tensão muscular (dor muscular) e aumento da sudorese percebidos nas últimas 24 horas, sensação de desgaste físico constante e problemas de pele percebidos na última semana e insônia percebida no último mês. Em relação à percepção do agente estressor, os indivíduos submetidos ao estresse revelaram que os problemas de saúde, as dificuldades de acesso ao local de trabalho e superlotação das turmas como fatores preponderantes para a percepção de estresse no dia-dia.pt_BR
dc.format.extent53ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectestresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectprofessorespt_BR
dc.subjectInventário de Sintomas de Estresse de Lipppt_BR
dc.titleNível de estresse ocupacional na rotina de trabalho dos professores de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9092850948942252pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThis present study seeks to determine the level of occupational stress in the work routine of Accounting professors at the Federal University of Pernambuco (UFPE). In this context, a bibliographic, exploratory, and descriptive research was conducted with data collected through a questionnaire. The questionnaire was sent by email to 42 professors teaching at the Department of Accounting and Actuarial Sciences, of which 22 agreed to participate, representing 52.38% of the department's professionals. The form consisted of 4 sections: identification of the professor's profile, social relationships and entertainment, Lipp's Stress Symptoms Inventory (ISSL), and causes of stress. The research revealed that 27.27% of the teachers are experiencing stress and that 100% of those who are stressed are in the resistance phase. Among these, the most frequent symptoms reported were muscular tension (muscle pain) and increased sweating perceived in the last 24 hours, constant physical fatigue, skin problems perceived in the last week, and insomnia perceived in the last month. Regarding the perception of the stressor agent, individuals under stress revealed that health problems, difficulties in accessing the workplace, and overcrowding of classes were the predominant factors contributing to the perception of stress in their daily lives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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