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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56720

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Título: Modelagem de processo de negócio: a aplicação de Business Process Management (BPM) em um escritório contábil
Autor(es): SILVA, Ana Karolina Soares da
Palavras-chave: Business Process Management (BPM); BPM aplicado em escritório contábil; Gestão de processos de negócio; Processos
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: SILVA, Ana Karolina Soares da. Modelagem de processo de negócio: a aplicação dos conceitos de Business Process Management (BPM) em um escritório contábil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho aborda a compreensão dos conceitos de Business Process Management (BPM), com objetivo levantar e descrever os fluxos de informação referentes aos principais processos da área de escrituração de um escritório contábil, à luz dos conceitos do BPM. A pesquisa dedutiva foi realizada utilizando o método exploratório e estudo de caso intrínseco, com foco nos procedimentos adotados pela empresa observada, visando a entrega eficiente e de qualidade aos clientes. Para isso, foi aplicada a metodologia BPM. O estudo também abrangeu o mapeamento, modelagem e análise de processos de negócios. Após revisão da base teórica, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o sócio-diretor, gestor contábil e uma colaboradora operacional da entidade. As entrevistas proporcionaram informações sobre o funcionamento atual dos processos efetivos na prestação de serviços pela empresa. A análise dessas informações foi inspirada na análise de conteúdo de Minayo (2001) e os resultados obtidos revelaram ausência de organização e clareza nos processos, o que poderia comprometer a eficiência e a efetividade dos serviços prestados. Com base nesse diagnóstico, desenvolveu-se um mapeamento abrangente e analítico, com sugestões para melhorar a distribuição dos processos, aumentar a qualidade e eficiência, bem como valorizar os serviços oferecidos aos clientes. Após a conclusão do estudo e dos mapeamentos, recomendações foram apresentadas à gestão da empresa, que avaliará a viabilidade do projeto e tomará decisões quanto à sua implementação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56720
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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