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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Kécia da Silveira-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Karolina Soares da-
dc.date.accessioned2024-07-17T16:37:59Z-
dc.date.available2024-07-17T16:37:59Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Karolina Soares da. Modelagem de processo de negócio: a aplicação dos conceitos de Business Process Management (BPM) em um escritório contábil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56720-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a compreensão dos conceitos de Business Process Management (BPM), com objetivo levantar e descrever os fluxos de informação referentes aos principais processos da área de escrituração de um escritório contábil, à luz dos conceitos do BPM. A pesquisa dedutiva foi realizada utilizando o método exploratório e estudo de caso intrínseco, com foco nos procedimentos adotados pela empresa observada, visando a entrega eficiente e de qualidade aos clientes. Para isso, foi aplicada a metodologia BPM. O estudo também abrangeu o mapeamento, modelagem e análise de processos de negócios. Após revisão da base teórica, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o sócio-diretor, gestor contábil e uma colaboradora operacional da entidade. As entrevistas proporcionaram informações sobre o funcionamento atual dos processos efetivos na prestação de serviços pela empresa. A análise dessas informações foi inspirada na análise de conteúdo de Minayo (2001) e os resultados obtidos revelaram ausência de organização e clareza nos processos, o que poderia comprometer a eficiência e a efetividade dos serviços prestados. Com base nesse diagnóstico, desenvolveu-se um mapeamento abrangente e analítico, com sugestões para melhorar a distribuição dos processos, aumentar a qualidade e eficiência, bem como valorizar os serviços oferecidos aos clientes. Após a conclusão do estudo e dos mapeamentos, recomendações foram apresentadas à gestão da empresa, que avaliará a viabilidade do projeto e tomará decisões quanto à sua implementação.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBusiness Process Management (BPM)pt_BR
dc.subjectBPM aplicado em escritório contábilpt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.titleModelagem de processo de negócio: a aplicação de Business Process Management (BPM) em um escritório contábilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4397465978991698pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses the understanding of Business Process Management (BPM) concepts, aiming to identify and describe the information flows related to the main processes in the accounting department of an accounting firm, in light of BPM concepts. Deductive research was conducted using exploratory methods and case study, focusing on the procedures adopted by the observed company, aiming for efficient and quality delivery to clients. For this purpose, the BPM methodology was applied. The study also encompassed business process mapping, modeling, and analysis. After reviewing the theoretical framework, a semi-structured interview was conducted with the managing partner, accounting manager, and an operational collaborator of the entity. The interviews provided information about the current functioning of the effective processes in service provision by the company. The analysis of this information was inspired by Minayo's content analysis (2001), and the results revealed a lack of organization and clarity in the processes, which could compromise the efficiency and effectiveness of the services provided. Based on this diagnosis, a comprehensive and analytical mapping was developed, with suggestions to improve process distribution, increase quality and efficiency, as well as enhance the value of services offered to clients. After the completion of the study and mappings, recommendations were presented to the company's management, who will assess the project's feasibility and make decisions regarding its implementation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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