Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712
Comparte esta pagina
Título : | A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC |
Autor : | Santiago, Maria Tais Gomes |
Palabras clave : | Livro didático; Texto Literário; BNCC; Escolarização |
Fecha de publicación : | 26-mar-2024 |
Citación : | SANTIAGO, Maria Tais Gomes. A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho teve por objetivo analisar como ocorre a escolarização dos textos literários utilizados no livro didático Mundo de Explorações - Língua Portuguesa vol. 4 e 5 e como o trabalho com esses textos influenciam na formação do leitor de literatura, estabelecendo uma relação entre esta escolarização e o que a BNCC propõe para o ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, sendo o corpus explorado com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os dados, então, foram coletados a partir da seleção dos textos literários localizados nos livros didáticos de 4º e 5º anos da coleção Mundo de Explorações (Editora Moderna), aprovada no PNLD 2023, os quais foram analisados à luz dos pressupostos teóricos defendidos por Soares (2004), Silva (2005), Cosson (2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros autores importantíssimos para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir dos desdobramentos deste estudo, evidenciamos que a má escolarização do texto literário no LD de língua portuguesa pode influenciar de maneira direta o trabalho do profissional docente em sala de aula, uma vez que acaba por desvalorizar o gênero literário e tudo o que a sua leitura e análise podem agregar no ensino-aprendizagem do educando. Por sua vez, pode ocorrer também um déficit na formação do leitor de literatura, uma vez que este é desmotivado enquanto leitor a partir da forma como o texto literário lhe é apresentado. Dentre as conclusões, destacamos que a escola tem papel importantíssimo na formação do aluno-leitor e esta não depende unicamente da metodologia adotada pelo professor em sua prática docente, mas também de materiais didáticos bem produzidos e bem selecionados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Tais Gomes Santiago.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons