Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBunzen Junior, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorSantiago, Maria Tais Gomes-
dc.date.accessioned2024-07-17T14:07:44Z-
dc.date.available2024-07-17T14:07:44Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-05-10-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Maria Tais Gomes. A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar como ocorre a escolarização dos textos literários utilizados no livro didático Mundo de Explorações - Língua Portuguesa vol. 4 e 5 e como o trabalho com esses textos influenciam na formação do leitor de literatura, estabelecendo uma relação entre esta escolarização e o que a BNCC propõe para o ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, sendo o corpus explorado com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os dados, então, foram coletados a partir da seleção dos textos literários localizados nos livros didáticos de 4º e 5º anos da coleção Mundo de Explorações (Editora Moderna), aprovada no PNLD 2023, os quais foram analisados à luz dos pressupostos teóricos defendidos por Soares (2004), Silva (2005), Cosson (2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros autores importantíssimos para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir dos desdobramentos deste estudo, evidenciamos que a má escolarização do texto literário no LD de língua portuguesa pode influenciar de maneira direta o trabalho do profissional docente em sala de aula, uma vez que acaba por desvalorizar o gênero literário e tudo o que a sua leitura e análise podem agregar no ensino-aprendizagem do educando. Por sua vez, pode ocorrer também um déficit na formação do leitor de literatura, uma vez que este é desmotivado enquanto leitor a partir da forma como o texto literário lhe é apresentado. Dentre as conclusões, destacamos que a escola tem papel importantíssimo na formação do aluno-leitor e esta não depende unicamente da metodologia adotada pelo professor em sua prática docente, mas também de materiais didáticos bem produzidos e bem selecionados.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTexto Literáriopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.titleA escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9424343025781042pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Tais Gomes Santiago.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons