Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bunzen Junior, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santiago, Maria Tais Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:07:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Maria Tais Gomes. A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar como ocorre a escolarização dos textos literários utilizados no livro didático Mundo de Explorações - Língua Portuguesa vol. 4 e 5 e como o trabalho com esses textos influenciam na formação do leitor de literatura, estabelecendo uma relação entre esta escolarização e o que a BNCC propõe para o ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, sendo o corpus explorado com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os dados, então, foram coletados a partir da seleção dos textos literários localizados nos livros didáticos de 4º e 5º anos da coleção Mundo de Explorações (Editora Moderna), aprovada no PNLD 2023, os quais foram analisados à luz dos pressupostos teóricos defendidos por Soares (2004), Silva (2005), Cosson (2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros autores importantíssimos para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir dos desdobramentos deste estudo, evidenciamos que a má escolarização do texto literário no LD de língua portuguesa pode influenciar de maneira direta o trabalho do profissional docente em sala de aula, uma vez que acaba por desvalorizar o gênero literário e tudo o que a sua leitura e análise podem agregar no ensino-aprendizagem do educando. Por sua vez, pode ocorrer também um déficit na formação do leitor de literatura, uma vez que este é desmotivado enquanto leitor a partir da forma como o texto literário lhe é apresentado. Dentre as conclusões, destacamos que a escola tem papel importantíssimo na formação do aluno-leitor e esta não depende unicamente da metodologia adotada pelo professor em sua prática docente, mas também de materiais didáticos bem produzidos e bem selecionados. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Texto Literário | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.title | A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9424343025781042 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Tais Gomes Santiago.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons