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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56707
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Title: | Reconfiguração digital das redes municipais de ensino : movimentos institucionais, desafios e novos fazeres pedagógicos |
Authors: | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota |
Keywords: | Tecnologias digitais; Dinâmica e estrutura escolar; Políticas públicas |
Issue Date: | 1-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota. Reconfiguração digital das redes municipais de ensino: movimentos institucionais, desafios e novos fazeres pedagógicos. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo é proposto com a intenção de analisar os movimentos de reestruturação da incorporação das tecnologias digitais nos ambientes de aprendizagem, aos quais chamamos de Reconfiguração Digital da escola e, em contexto mais amplo das redes de ensino, tendo como força mobilizadora as experiências e vivências construídas a partir do Ensino Remoto Emergencial. Nesse sentido, o objetivo geral se estrutura a partir da análise dos movimentos de Reconfiguração Digital da escola a partir de alguns exemplos de Pernambuco, em contexto mais amplo das redes de ensino, tendo como força mobilizadora as experiências e vivências construídas a partir do Ensino Remoto Emergencial. Já os objetivos específicos partem da descrição, a partir da percepção de professores, das experiências pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais durante o período marcado pelo distanciamento social, assim como os movimentos institucionais e políticas públicas; de mapeamento de redes municipais de ensino de Pernambuco considerando esforços institucionais e políticas públicas associadas à Reconfiguração Digital das escolas e suas práticas, considerando o processo de retomada às atividades letivas presenciais; e pela identificação de experiências exitosas no campo da Reconfiguração Digital a partir da leitura dos profissionais em educação, adotando como princípio o potencial de referência dos registros para construção e implementação de novas formas de intervenção. As opções que direcionam a pesquisa reverberam dos princípios teóricos definidos no campo dos Estudos Culturais, que fundamenta a compreensão sobre a dinâmica de um modelo de sociedade com relações cada vez mais fluídas, fortemente influenciado pela cultura digital e sucessivamente mais desigual. Nessa direção, foram definidos movimentos metodológicos vinculados à proposta da pesquisa-ação, condição que também se justifica por meio da intenção propositiva e profunda relação entre o pesquisador, campos de intervenção/observação e sujeitos do estudo. Nesse sentido, a tese alberga três movimentos metodológicos consequentes, considerando análise contextual, mapeamento de estratégias e análise integrada da prática docente. A pesquisa parte das limitações e fragilidades históricas na relação escola e tecnologias digitais, bem como todos os efeitos associados a qualquer mudança produzida em um contexto de crise generalizada, tendo suas respostas analisadas a partir de critérios vinculados aos Ciclos de Codificação de Saldanã. Os resultados obtidos registram as percepções de um dos momentos mais desafiadores da sociedade e os desdobramentos imediatos na estrutura e dinâmica das redes de ensino, escolas e salas de aula. Permitindo identificar redes que se destacaram na definição e implementação de políticas públicas com potencial para impactar na Reconfiguração Digital de suas unidades de ensino, assim como estabelecer critérios capazes de orientar futuras intervenções. A escuta atenta dos professores produziu um panorama das percepções individuais e coletivas sobre aspectos como formação continuada, acompanhamento, alcance e vias de articulação entre segmentos da comunidade escolar. Elementos que reforçam a urgência na ampliação do regime de colaboração entre os entes federados, revisão dos processos de formação docente, inicial e continuada, compromisso coletivo com a redução das desigualdades e exclusão digital, além da criação de espaços permanentes para escuta da comunidade escolar e valorização das suas vivências. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56707 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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