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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56707
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:29:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota. Reconfiguração digital das redes municipais de ensino: movimentos institucionais, desafios e novos fazeres pedagógicos. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56707 | - |
dc.description.abstract | Este estudo é proposto com a intenção de analisar os movimentos de reestruturação da incorporação das tecnologias digitais nos ambientes de aprendizagem, aos quais chamamos de Reconfiguração Digital da escola e, em contexto mais amplo das redes de ensino, tendo como força mobilizadora as experiências e vivências construídas a partir do Ensino Remoto Emergencial. Nesse sentido, o objetivo geral se estrutura a partir da análise dos movimentos de Reconfiguração Digital da escola a partir de alguns exemplos de Pernambuco, em contexto mais amplo das redes de ensino, tendo como força mobilizadora as experiências e vivências construídas a partir do Ensino Remoto Emergencial. Já os objetivos específicos partem da descrição, a partir da percepção de professores, das experiências pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais durante o período marcado pelo distanciamento social, assim como os movimentos institucionais e políticas públicas; de mapeamento de redes municipais de ensino de Pernambuco considerando esforços institucionais e políticas públicas associadas à Reconfiguração Digital das escolas e suas práticas, considerando o processo de retomada às atividades letivas presenciais; e pela identificação de experiências exitosas no campo da Reconfiguração Digital a partir da leitura dos profissionais em educação, adotando como princípio o potencial de referência dos registros para construção e implementação de novas formas de intervenção. As opções que direcionam a pesquisa reverberam dos princípios teóricos definidos no campo dos Estudos Culturais, que fundamenta a compreensão sobre a dinâmica de um modelo de sociedade com relações cada vez mais fluídas, fortemente influenciado pela cultura digital e sucessivamente mais desigual. Nessa direção, foram definidos movimentos metodológicos vinculados à proposta da pesquisa-ação, condição que também se justifica por meio da intenção propositiva e profunda relação entre o pesquisador, campos de intervenção/observação e sujeitos do estudo. Nesse sentido, a tese alberga três movimentos metodológicos consequentes, considerando análise contextual, mapeamento de estratégias e análise integrada da prática docente. A pesquisa parte das limitações e fragilidades históricas na relação escola e tecnologias digitais, bem como todos os efeitos associados a qualquer mudança produzida em um contexto de crise generalizada, tendo suas respostas analisadas a partir de critérios vinculados aos Ciclos de Codificação de Saldanã. Os resultados obtidos registram as percepções de um dos momentos mais desafiadores da sociedade e os desdobramentos imediatos na estrutura e dinâmica das redes de ensino, escolas e salas de aula. Permitindo identificar redes que se destacaram na definição e implementação de políticas públicas com potencial para impactar na Reconfiguração Digital de suas unidades de ensino, assim como estabelecer critérios capazes de orientar futuras intervenções. A escuta atenta dos professores produziu um panorama das percepções individuais e coletivas sobre aspectos como formação continuada, acompanhamento, alcance e vias de articulação entre segmentos da comunidade escolar. Elementos que reforçam a urgência na ampliação do regime de colaboração entre os entes federados, revisão dos processos de formação docente, inicial e continuada, compromisso coletivo com a redução das desigualdades e exclusão digital, além da criação de espaços permanentes para escuta da comunidade escolar e valorização das suas vivências. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica e estrutura escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Reconfiguração digital das redes municipais de ensino : movimentos institucionais, desafios e novos fazeres pedagógicos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the restructuring movements of the incorporation of digital technologies in learning environments, which we refer to as the Digital Reconfiguration of the school, within the broader context of educational networks, driven by the experiences and practices developed during the Emergency Remote Teaching period. In this regard, the general objective is to analyze the Digital Reconfiguration movements of schools based on examples from Pernambuco, within the broader context of educational networks, driven by the experiences and practices developed during Emergency Remote Teaching. The specific objectives include describing, from the perspective of teachers, the pedagogical experiences mediated by digital technologies during the period marked by social distancing, as well as the institutional movements and public policies; mapping municipal educational networks in Pernambuco considering institutional efforts and public policies associated with the Digital Reconfiguration of schools and their practices, considering the process of returning to in-person classes; and identifying successful experiences in the field of Digital Reconfiguration based on educators' insights, adopting the potential of these records to build and implement new forms of intervention. The research is guided by theoretical principles defined in the field of Cultural Studies, which underpin the understanding of the dynamics of a model of society with increasingly fluid relationships, strongly influenced by digital culture and progressively more unequal. Methodological movements linked to the action research proposal were defined, justified by the proactive intention and deep relationship between the researcher, intervention/observation fields, and study subjects. The thesis encompasses three consequential methodological movements, considering contextual analysis, strategy mapping, and integrated analysis of teaching practices. The research starts from the historical limitations and weaknesses in the relationship between schools and digital technologies, as well as all the effects associated with any changes produced in a context of widespread crisis, with responses analyzed based on criteria related to Saldaña's Coding Cycles. The results reflect perceptions of one of the most challenging moments in society and the immediate consequences on the structure and dynamics of educational networks, schools, and classrooms. It allows for the identification of networks that stood out in defining and implementing public policies with the potential to impact the Digital Reconfiguration of their educational units, as well as establishing criteria to guide future interventions. The attentive listening to teachers provided an overview of individual and collective perceptions on aspects such as continuous training, monitoring, reach, and articulation between segments of the school community. These elements reinforce the urgency of expanding the collaboration regime among federal entities, revising teacher training processes, both initial and continuous, committing collectively to reducing inequalities and digital exclusion, and creating permanent spaces for listening to the school community and valuing their experiences. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cette étude est proposée dans l'intention d'analyser les mouvements de restructuration de l'incorporation des technologies numériques dans les environnements d'apprentissage, que nous appelons Reconfiguration Numérique de l'école, et, dans un contexte plus large des réseaux d'enseignement, ayant pour force motrice les expériences et les pratiques construites à partir de l'Enseignement à Distance d'Urgence. À cet égard, l'objectif général s'articule autour de l'analyse des mouvements de Reconfiguration Numérique de l'école à partir de quelques exemples du Pernambouc, dans un contexte plus large des réseaux d'enseignement, ayant pour force motrice les expériences et les pratiques construites à partir de l'Enseignement à Distance d'Urgence. Quant aux objectifs spécifiques, ils partent de la description, à partir de la perception des enseignants, des expériences pédagogiques médiatisées par les technologies numériques pendant la période marquée par la distanciation sociale, ainsi que des mouvements institutionnels et des politiques publiques ; du cartographie des réseaux municipaux d'enseignement du Pernambouc en considérant les efforts institutionnels et les politiques publiques associés à la Reconfiguration Numérique des écoles et leurs pratiques, en tenant compte du processus de reprise des activités scolaires en présentiel ; et par l'identification des expériences réussies dans le domaine de la Reconfiguration Numérique à partir de la lecture des professionnels de l'éducation, adoptant comme principe le potentiel de référence des enregistrements pour la construction et la mise en œuvre de nouvelles formes d'intervention. Les options qui dirigent la recherche résonnent des principes théoriques définis dans le domaine des Études Culturelles, qui fondent la compréhension de la dynamique d'un modèle de société avec des relations de plus en plus fluides, fortement influencée par la culture numérique et successivement plus inégale. Dans cette direction, des mouvements méthodologiques liés à la proposition de la recherche-action ont été définis, condition qui se justifie également par l'intention proactive et la relation profonde entre le chercheur, les champs d'intervention/observation et les sujets de l'étude. En ce sens, la thèse abrite trois mouvements méthodologiques consécutifs, considérant l'analyse contextuelle, la cartographie des stratégies et l'analyse intégrée de la pratique enseignante. La recherche part des limitations et des fragilités historiques dans la relation école et technologies numériques, ainsi que de tous les effets associés à tout changement produit dans un contexte de crise généralisée, ayant ses réponses analysées à partir de critères liés aux Cycles de Codification de Saldanã. Les résultats obtenus enregistrent les perceptions de l'un des moments les plus difficiles de la société et les conséquences immédiates sur la structure et la dynamique des réseaux d'enseignement, des écoles et des salles de classe. Cela permet d'identifier des réseaux qui se sont distingués dans la définition et la mise en œuvre de politiques publiques susceptibles d'avoir un impact sur la Reconfiguration Numérique de leurs unités d'enseignement, ainsi que d'établir des critères capables d'orienter les interventions futures. L'écoute attentive des enseignants a produit un panorama des perceptions individuelles et collectives sur des aspects tels que la formation continue, le suivi, la portée et les voies d'articulation entre les segments de la communauté scolaire. Ces éléments renforcent l'urgence d'élargir le régime de collaboration entre les entités fédérées, de réviser les processus de formation des enseignants, initiale et continue, d'engagement collectif à réduire les inégalités et l'exclusion numérique, ainsi que de créer des espaces permanents pour écouter la communauté scolaire et valoriser ses expériences. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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