Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56701

Compartilhe esta página

Título: As Possibilidades de Atuação do Terapeuta Ocupacional Frente a Reabilitação de Crianças com Cegueira ou Baixa Visão - Revisão Integrativa da Literatura
Autor(es): SANTOS, Michelle Thayná Luiz
Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Criança; Deficiência Visual
Data do documento: 21-Mar-2024
Citação: SANTOS, Michelle Thayná Luiz. As Possibilidades de Atuação do Terapeuta Ocupacional Frente a Reabilitação de Crianças com Cegueira ou Baixa Visão - Revisão Integrativa da Literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A visão é o sentido que se constitui como a principal via de percepção e verificação dos estímulos do ambiente. Todavia, a criança com Deficiência Visual (DV) pode ter no desenvolvimento algumas alterações no que diz respeito a aquisição de determinadas competências de ordem física, motora, cognitiva, de linguagem, de interação social, do comportamento lúdico e/ou da aprendizagem. Posto assim, o terapeuta ocupacional pode ser um dos profissionais da saúde que pode agir enquanto facilitador do desempenho ocupacional no contexto da reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Objetivo: descrever, segundo a literatura científica, as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional frente a reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Método: O estudo em questão trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo descrever, segundo a literatura científica, as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional frente a reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Este estudo utilizou como descritores e sinônimos: Terapia Ocupacional, Criança, Crianças, Cegueira, Cegueira Total, Cegueira Legal, Baixa Visão, Visão Subnormal e Visão Reduzida. Resultados: Os resultados apontam 4 pesquisas com intervalo de tempo bem distantes, realizadas em países e em contextos de atuação profissional diferentes, apesar de necessário e recorrente, pode percebe-se um número ainda reduzido de trabalhos publicados atualmente acerca do tema em estudo. Conclusão: Mesmo diante de algumas limitações, esta revisão integrativa serve de margem para a publicação da prática profissional por terapeutas ocupacionais, além de incentivar a investigação de novas pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56701
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELLE THAYNÁ LUIZ DOS SANTOS - TCC.pdf383,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons