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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56701
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Raquel Costa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Michelle Thayná Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T12:35:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T12:35:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Michelle Thayná Luiz. As Possibilidades de Atuação do Terapeuta Ocupacional Frente a Reabilitação de Crianças com Cegueira ou Baixa Visão - Revisão Integrativa da Literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56701 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A visão é o sentido que se constitui como a principal via de percepção e verificação dos estímulos do ambiente. Todavia, a criança com Deficiência Visual (DV) pode ter no desenvolvimento algumas alterações no que diz respeito a aquisição de determinadas competências de ordem física, motora, cognitiva, de linguagem, de interação social, do comportamento lúdico e/ou da aprendizagem. Posto assim, o terapeuta ocupacional pode ser um dos profissionais da saúde que pode agir enquanto facilitador do desempenho ocupacional no contexto da reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Objetivo: descrever, segundo a literatura científica, as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional frente a reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Método: O estudo em questão trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo descrever, segundo a literatura científica, as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional frente a reabilitação de crianças com cegueira ou baixa visão. Este estudo utilizou como descritores e sinônimos: Terapia Ocupacional, Criança, Crianças, Cegueira, Cegueira Total, Cegueira Legal, Baixa Visão, Visão Subnormal e Visão Reduzida. Resultados: Os resultados apontam 4 pesquisas com intervalo de tempo bem distantes, realizadas em países e em contextos de atuação profissional diferentes, apesar de necessário e recorrente, pode percebe-se um número ainda reduzido de trabalhos publicados atualmente acerca do tema em estudo. Conclusão: Mesmo diante de algumas limitações, esta revisão integrativa serve de margem para a publicação da prática profissional por terapeutas ocupacionais, além de incentivar a investigação de novas pesquisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.title | As Possibilidades de Atuação do Terapeuta Ocupacional Frente a Reabilitação de Crianças com Cegueira ou Baixa Visão - Revisão Integrativa da Literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1856969773331378 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Vision is the sense that constitutes the main way of perceiving and verifying environmental stimuli. However, a child with Visual Impairment (VI) may experience some changes in development regarding the acquisition of certain physical, motor, cognitive, language, social interaction, playful behavior and/or learning skills. Put this way, the occupational therapist can be one of the health professionals who can act as a facilitator of occupational performance in the context of the rehabilitation of children with blindness or low vision. Objective: to describe, according to scientific literature, the possibilities of occupational therapists' work in the rehabilitation of children with blindness or low vision. Method: The study in question is an integrative review of the literature that aims to describe, according to scientific literature, the possibilities for occupational therapists to work in the rehabilitation of children with blindness or low vision. This study used the following descriptors and synonyms: Occupational Therapy, Child, Children, Blindness, Total Blindness, Legal Blindness, Low Vision, Low Vision and Reduced Vision. Results: The results indicate 4 studies with a very distant time interval, carried out in different countries and in different professional contexts, although necessary and recurrent, it can be seen that there is still a small number of works currently published on the topic under study. Conclusion: Even in the face of some limitations, this integrative review serves as a margin for the publication of professional practice by occupational therapists, in addition to encouraging the investigation of new research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MICHELLE THAYNÁ LUIZ DOS SANTOS - TCC.pdf | 383,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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