Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697
Compartilhe esta página
Título: | A CARTOGRAFIA SOCIAL DA COMUNIDADE DA LINHA: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DIANTE AMEAÇAS DE REMOÇÃO |
Autor(es): | PATRIOTA, Isabelle Maria de Fontes |
Palavras-chave: | Cartografia Social; Educação Popular; Pesquisa Participante; Remoção |
Data do documento: | 6-Fev-2022 |
Citação: | Patriota, Isabelle Maria de Fontes. A cartografia social da Comunidade da Linha: diálogos sobre educação popular e estratégias de resistência diante ameaças de remoção. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa parte da premissa de que a cartografia social é um caminho para refletir sobre a necessidade de uma prática de mapeamento comprometida com a dialogicidade entre os saberes popular e técnico, na produção e representação do espaço. Nesse contexto, o reconhecimento dos saberes dos sujeitos sociais se apresenta como uma alternativa para contestar o domínio de representação territorial que o Estado exerce a partir de uma cartografia que atende ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. Dessa forma, o presente artigo pretende discutir como a cartografia social se insere enquanto processo educativo, em um contexto de conflito fundiário e de luta pela permanência no território, a partir das experiências de mapeamento coletivo vivenciadas pelas moradoras e moradores da Comunidade da Linha, Recife-PE, que vivem, hoje, uma ameaça de remoção movida pela Transnordestina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabelle Maria de Fontes Patriota.pdf | 677,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons