Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGALERA, Izabella-
dc.contributor.authorPATRIOTA, Isabelle Maria de Fontes-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:23:13Z-
dc.date.available2024-07-15T17:23:13Z-
dc.date.issued2022-02-06-
dc.date.submitted2024-05-12-
dc.identifier.citationPatriota, Isabelle Maria de Fontes. A cartografia social da Comunidade da Linha: diálogos sobre educação popular e estratégias de resistência diante ameaças de remoção. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697-
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da premissa de que a cartografia social é um caminho para refletir sobre a necessidade de uma prática de mapeamento comprometida com a dialogicidade entre os saberes popular e técnico, na produção e representação do espaço. Nesse contexto, o reconhecimento dos saberes dos sujeitos sociais se apresenta como uma alternativa para contestar o domínio de representação territorial que o Estado exerce a partir de uma cartografia que atende ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. Dessa forma, o presente artigo pretende discutir como a cartografia social se insere enquanto processo educativo, em um contexto de conflito fundiário e de luta pela permanência no território, a partir das experiências de mapeamento coletivo vivenciadas pelas moradoras e moradores da Comunidade da Linha, Recife-PE, que vivem, hoje, uma ameaça de remoção movida pela Transnordestina.pt_BR
dc.format.extent37pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCartografia Socialpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectPesquisa Participantept_BR
dc.subjectRemoçãopt_BR
dc.titleA CARTOGRAFIA SOCIAL DA COMUNIDADE DA LINHA: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DIANTE AMEAÇAS DE REMOÇÃOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVILLARIM, Mariana de Albuquerque-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8833127428101761pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0864289302582197pt_BR
dc.description.abstractxThis research begins with the premise that social mapping is a path to reflect on the need for a mapping practice committed to dialogic interaction between popular and technical knowledge in the production and representation of space. In this context, recognizing the knowledge of social actors emerges as an alternative to challenge the State's dominance in territorial representation, which is based on a cartography that serves the hegemonic model of capitalist development. Therefore, this article aims to discuss how social mapping fits in as an educational process within the context of land conflict and the struggle for permanence in the territory. It draws on the collective mapping experiences of the residents of the Comunidade da Linha in Recife, Pernambuco, Brazil, who are currently facing the threat of eviction due to the Transnordestina railway project.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLattesCV: http://lattes.cnpq.br/4665659182659699pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-8001-962Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabelle Maria de Fontes Patriota.pdf677,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons