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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56689
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Title: | Aquaponia como ferramenta pedagógica e de divulgação científica para o ensino das ciências na educação básica |
Authors: | FREITAS, Romildo dos Santos |
Keywords: | Educação ambiental - divulgação científica; Desenvolvimento sustentável; Pensamento crítico-científco |
Issue Date: | 17-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FREITAS, Romildo dos Santos. Aquaponia como ferramenta pedagógica e de divulgação científica para o ensino das ciências na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A Educação Ambiental contribui para o pensamento crítico reflexivo e para o entendimento e resolução dos problemas socioambientais não somente locais, mas também globais. Para construção do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi implementado um projeto piloto de aquaponia, modalidade de produção de alimento resultante da interligação entre a aquicultura e a hidroponia por meio de sistema de recirculação de água. Tal projeto foi concebido como espaço de aprendizagem prática da habilidade Geografia e Meio Ambiente, implantado em cinco turmas de 8o ano do Ensino Fundamental (EF), totalizando 161 estudantes com idades entre 13 e 15 anos, em duas escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes – PE. O objetivo geral foi construir um Projeto Piloto de Aquaponia (PPA) como proposta pedagógica para o ensino de ciências e da divulgação científica. E, os objetivos específicos são: a) Verificar como a aquaponia contribui para o aprendizado sobre produção de alimentos; b) Investigar como o projeto pode contribuir para o desenvolvimento do estudante e da responsabilidade ambiental. Para isso, os pressupostos teóricos adotados baseiam-se no desenvolvimento do PPA como material para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Para construção do PPA foi elaborada uma cartilha de orientações. Foi implementada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, em que os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, registrando as ações no diário de campo, contribuindo para atender dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 4: Educação de qualidade e ODS 12: consumo e produção responsáveis. Além disso, a divulgação científica do PPA foi feita por meio das redes sociais (WhatsApp e Instagram), atingindo 4.344 visualizações na plataforma. Também na Feira de Conhecimento da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes em 2022, obtendo o terceiro lugar geral. No ano seguinte, conseguiu o primeiro lugar geral. Além de participar das Experiências Exitosas da Educação Quilombola e da 30a Agrinordeste (evento de agricultura do Norte e Nordeste). Portanto, houve a integração positiva entre a ciência e a sociedade, participação dos estudantes nas práticas pedagógicas, consolidando os saberes e desenvolvendo a cidadania. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56689 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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