Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56689
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Maria Aparecida Guilherme da | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Romildo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T14:54:18Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T14:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Romildo dos Santos. Aquaponia como ferramenta pedagógica e de divulgação científica para o ensino das ciências na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56689 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental contribui para o pensamento crítico reflexivo e para o entendimento e resolução dos problemas socioambientais não somente locais, mas também globais. Para construção do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi implementado um projeto piloto de aquaponia, modalidade de produção de alimento resultante da interligação entre a aquicultura e a hidroponia por meio de sistema de recirculação de água. Tal projeto foi concebido como espaço de aprendizagem prática da habilidade Geografia e Meio Ambiente, implantado em cinco turmas de 8o ano do Ensino Fundamental (EF), totalizando 161 estudantes com idades entre 13 e 15 anos, em duas escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes – PE. O objetivo geral foi construir um Projeto Piloto de Aquaponia (PPA) como proposta pedagógica para o ensino de ciências e da divulgação científica. E, os objetivos específicos são: a) Verificar como a aquaponia contribui para o aprendizado sobre produção de alimentos; b) Investigar como o projeto pode contribuir para o desenvolvimento do estudante e da responsabilidade ambiental. Para isso, os pressupostos teóricos adotados baseiam-se no desenvolvimento do PPA como material para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Para construção do PPA foi elaborada uma cartilha de orientações. Foi implementada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, em que os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, registrando as ações no diário de campo, contribuindo para atender dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 4: Educação de qualidade e ODS 12: consumo e produção responsáveis. Além disso, a divulgação científica do PPA foi feita por meio das redes sociais (WhatsApp e Instagram), atingindo 4.344 visualizações na plataforma. Também na Feira de Conhecimento da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes em 2022, obtendo o terceiro lugar geral. No ano seguinte, conseguiu o primeiro lugar geral. Além de participar das Experiências Exitosas da Educação Quilombola e da 30a Agrinordeste (evento de agricultura do Norte e Nordeste). Portanto, houve a integração positiva entre a ciência e a sociedade, participação dos estudantes nas práticas pedagógicas, consolidando os saberes e desenvolvendo a cidadania. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental - divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico-científco | pt_BR |
dc.title | Aquaponia como ferramenta pedagógica e de divulgação científica para o ensino das ciências na educação básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3899515609735446 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9159030307481866 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Environmental Education contributes to reflective critical thinking and to the understanding and resolution of socio-environmental problems, not only local, but also global. To build the Technical and Technological Product (PTT), a pilot aquaponics project was implemented, a food production modality resulting from the interconnection between aquaculture and hydroponics through a water recirculation system. This project was conceived as a space for practical learning of Geography and Environment skills, implemented in five 8th year classes of Elementary School (EF), totaling 161 students aged between 13 and 15, in two schools in the municipal network of Jaboatão dos Guararapes – PE. The general objective was to build an Aquaponics Pilot Project (PPA) as a pedagogical proposal for science teaching and scientific dissemination. And, the specific objectives are: a) Verify how aquaponics contributes to learning about food production; b) Investigate how the project can contribute to the development of critical thinking and environmental responsibility. To achieve this, the theoretical assumptions adopted are based on the development of the PPA as material to assist teachers and students in the teaching-learning process. To create the PPA, a guide booklet was created. An action research with a qualitative approach was implemented, in which students actively participated in all stages, recording actions in the field diary, contributing to meeting two Sustainable Development Goals (SDGs), SDG 4: Quality Education and SDG 12: responsible consumption and production. Furthermore, scientific dissemination of the PPA was carried out through social networks (WhatsApp and Instagram), reaching 4,344 views on the platform. Also at the Jaboatão dos Guararapes Municipal Network Knowledge Fair in 2022, obtaining third place overall. The following year, he achieved first place overall. In addition to participating in the Successful Experiences of Quilombola Education and the 30th Agrinordeste (agricultural event in the North and Northeast). Therefore, there was positive integration between science and society, student participation in pedagogical practices, consolidating knowledge and developing citizenship. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Romildo dos Santos Freitas.pdf Artículo embargado hasta 2026-07-11 | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons