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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5667
Título: Estudo experimental da condutividade hidráulica de solo argiloso compactado : contaminação por gasolina
Autor(es): Miguel Guimarães Nobre, Eduardo
Palavras-chave: Condutividade hidráulica; Hidrocarbonetos; Contaminação; Percolação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Miguel Guimarães Nobre, Eduardo; Romero de Melo Ferreira, Silvio. Estudo experimental da condutividade hidráulica de solo argiloso compactado : contaminação por gasolina. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta pesquisa estuda a condutividade hidráulica em uma argila compactada obtida da Formação Barreira, quando percolada por fluidos contaminantes. Os fluidos utilizados foram: água, gasolina, solução aquosa saturada de cloreto de sódio e gasolina diluída em água. Nesta pesquisa foram executados ensaios de caracterização física e química do solo e análises químicas dos líquidos, antes e após a percolação. Na determinação da condutividade hidráulica utilizou-se o equipamento Triflex-2 com ou sem modificações, adaptando-o as condições dos fluidos percolantes. As análises químicas nos solos foram feitas conforme metodologia da EMBRAPA. Os fluidos percolantes e percolados foram analisados por Cromatografia Gasosa e Espectrofotometria de Emissão de Chama. Em todos os fluidos contaminantes percolados observou-se uma redução da condutividade hidráulica. Para a gasolina padrão brasileira a eficiência na remoção de partes dos seus componentes foi satisfatória. Com os resultados obtidos, concluiu-se que esse tipo de solo tem uma relevante aplicação na contenção de hidrocarbonetos principalmente gasolina, podendo ser utilizada como barreira de contenção
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5667
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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