Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56635

Compartilhe esta página

Título: Programas de Atividade Física Indicados para Redução do Comportamento Estereotipado Motor de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): SILVA, Mellina Giovanna Muniz da
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Estereotipias; Atividade Física
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SILVA, Mellina Giovanna Muniz da. Programas de Atividade Física Indicados para Redução do Comportamento Estereotipado Motor de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com a disseminação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi percebida a necessidade de uma série de adaptações que pudessem compreender e incluir a causa, por parte de todos os profissionais, especialmente os da área da saúde. Associadas a alguns distúrbios do neurodesenvolvimento, neste caso o TEA, as estereotipias são movimentos repetitivos que acompanham a maioria dos indivíduos neuroatípicos, posteriormente sendo reconhecidas como formas de autorregulação emocional, embora não haja consenso na literatura. O objetivo do trabalho é verificar quais são os programas de atividade física indicados para a redução do comportamento estereotipado motor em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Foi realizada revisão bibliográfica nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed (National Library of Medicine's – NLM) e Google Acadêmico (Scholar Google), onde encontrou-se artigos sobre propostas de atividade física e níveis de conduta estereotipada de crianças e adolescentes com TEA; não foram achados estudos com adultos e/ou idosos dentro dos parâmetros estabelecidos. Em conclusão, percebeu-se que há uma interação positiva entre a prática de atividade física e a diminuição das estereotipias, contribuindo também para o controle da ansiedade, estímulo à interação social e otimização dos marcadores fisiológicos, promovendo maior qualidade de vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56635
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MELLINA (organizado).pdf294,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons