Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56635

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLINS FILHO, Ozeas de Lima Lins-
dc.contributor.authorSILVA, Mellina Giovanna Muniz da-
dc.date.accessioned2024-07-11T13:39:31Z-
dc.date.available2024-07-11T13:39:31Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Mellina Giovanna Muniz da. Programas de Atividade Física Indicados para Redução do Comportamento Estereotipado Motor de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56635-
dc.description.abstractCom a disseminação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi percebida a necessidade de uma série de adaptações que pudessem compreender e incluir a causa, por parte de todos os profissionais, especialmente os da área da saúde. Associadas a alguns distúrbios do neurodesenvolvimento, neste caso o TEA, as estereotipias são movimentos repetitivos que acompanham a maioria dos indivíduos neuroatípicos, posteriormente sendo reconhecidas como formas de autorregulação emocional, embora não haja consenso na literatura. O objetivo do trabalho é verificar quais são os programas de atividade física indicados para a redução do comportamento estereotipado motor em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Foi realizada revisão bibliográfica nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed (National Library of Medicine's – NLM) e Google Acadêmico (Scholar Google), onde encontrou-se artigos sobre propostas de atividade física e níveis de conduta estereotipada de crianças e adolescentes com TEA; não foram achados estudos com adultos e/ou idosos dentro dos parâmetros estabelecidos. Em conclusão, percebeu-se que há uma interação positiva entre a prática de atividade física e a diminuição das estereotipias, contribuindo também para o controle da ansiedade, estímulo à interação social e otimização dos marcadores fisiológicos, promovendo maior qualidade de vida.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEstereotipiaspt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.titleProgramas de Atividade Física Indicados para Redução do Comportamento Estereotipado Motor de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764299000608085pt_BR
dc.description.abstractxWith the spread of Autism Spectrum Disorder (ASD), the need for a series of adaptations that could understand and include the cause was perceived by all professionals, especially those in the health area. Associated with some neurodevelopmental disorders, in this case ASD, stereotypies are repetitive movements that accompany most neuroatypical individuals, later being recognized as forms of emotional self-regulation, although there is no consensus consensus in the literature. The objective of this study is to verify which physical activity programs are indicated for the reduction of stereotyped motor behavior in individuals with Autism Spectrum Disorder. A literature review was carried out in the databases of the Virtual Health Library, Pubmed (National Library of Medicine's – NLM) and Google Scholar (Scholar Google), where articles on physical activity proposals and levels of stereotyped conduct of children and adolescents were found. No studies with adults and/or the elderly were found within the established parameters. In conclusion, it was noticed that there is a positive interaction between the practice of physical activity and the reduction of stereotypies, also contributing to the control of anxiety, stimulation of social interaction and optimization of physiological markers, promoting greater quality of life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MELLINA (organizado).pdf294,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons