Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56604

Compartilhe esta página

Título: Análise parasitológica de amostras de coentro (Coriandrum sativum) obtidas em pontos comerciais da várzea, Recife-PE
Autor(es): SILVA, Gabriel Vitor Teixeira da
Palavras-chave: Coriandrum sativum; Legislação alimentar; Saúde alimentar; Parasitologia de alimentos; Parasitoses
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: SILVA, Gabriel Vitor Teixeira da. Análise parasitológica de amostras de coentro (Coriandrum sativum) obtidas em pontos comerciais da várzea, Recife-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O consumo de hortaliças tem aumentado nas últimas décadas à medida que a população tem adotado hábitos mais saudáveis, entretanto seu consumo in natura eleva a possibilidade de transmissão de parasitoses. A contaminação de hortaliças por parasitos pode ocorrer em decorrência do inadequado armazenamento, transporte, manipulação e durante a sua disposição em feiras e mercados. O presente estudo teve por objetivo analisar a presença de parasitos de importância clínica nas folhas de coentro (Coriandrum sativum) comercializadas em mercados do bairro da Várzea, Recife-PE. Para isto, foram realizadas coletas de coentro em cinco pontos comerciais, no período de março a abril de 2023, totalizando 5 amostras. Aproximadamente 100g de cada amostra foi cortado e lavado com água destilada, deixado em repouso por 30 minutos e o líquido resultante da lavagem foi submetido à sedimentação espontânea pelo método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) por cerca de 24 horas. 5mL do sedimentado foi centrifugado durante 2 minutos a 1.500 rpm e analisado em triplicata. Observou-se que as amostras de todos os pontos comerciais estudados apresentaram positividade para algum tipo de forma parasitária. Os parasitos e as formas diagnósticas encontrados foram Ovos de Ascaris lumbricoides (62,50%), Larvas de Strongyloides stercoralis (17,19%), Ovos de Fasciola hepatica (8,59%) e Protozoários Balantidium coli (11,72%). Os resultados deste estudo, evidenciam a importância da implantação de medidas higiênico-sanitárias nas fases dos processos de fabricação e distribuição do coentro, como também é necessário que o próprio consumidor faça a higienização da hortaliça com água corrente e cloro com intuito de evitar uma futura contaminação por enteroparasitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56604
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 GABRIEL TEIXEIRA VERSÃO FINAL.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons