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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56594

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Title: As relações étnico-raciais nos livros didáticos de Geografia no Ensino Fundamental II: A representação do negro
Authors: FRANÇA, Júlia Sales de
Keywords: Livro Didático; Relações Étnico-raciais; Ensino de Geografia
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: FRANÇA, Júlia Sales de. As relações étnico-raciais nos livros didáticos de Geografia no Ensino Fundamental II: a representação do negro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho busca apresentar como são feitas as representações das populações negras nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, a partir das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, pontuando as deficiências existentes neste material didático, que é de grande importância no ambiente escolar e que pode ser uma ferramenta significativa para a valorização das culturas afro-brasileira, africana e indígena através do ensino de geografia. Dessa forma, contextualizando as leis no ensino de geografia, foi feita uma análise imagética do conteúdo presente nos livros didáticos, examinando quatro livros do sexto ao nono ano da Coleção Trilhas da Editora FTD. A partir da bibliografia utilizada neste trabalho, percebeu-se que a população negra quase sempre aparece representada de forma negativa nesse material, questão apontada pela Lei 10.639/03 e que ainda carece de algumas modificações. Entretanto, após a análise dos livros didáticos em estudo, também foi possível perceber algumas pequenas mudanças na representação da imagem do negro. Sendo assim, é importante que os professores de geografia afastem-se dos estereótipos eurocêntricos presentes no conteúdo escolar e na própria geografia repassando as diversas visões do continente africano e sua diáspora, principalmente no Brasil. Através do ensino de geografia aliado ao ensino das relações étnico-raciais, um conteúdo que valorize as culturas afro-brasileira e indígena, relacionado a projetos pedagógicos, pode propagar ideias antirracistas que promovam a multiplicidade e a igualdade racial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56594
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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