Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56594

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Priscila Batista-
dc.contributor.authorFRANÇA, Júlia Sales de-
dc.date.accessioned2024-07-10T13:09:04Z-
dc.date.available2024-07-10T13:09:04Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2024-07-09-
dc.identifier.citationFRANÇA, Júlia Sales de. As relações étnico-raciais nos livros didáticos de Geografia no Ensino Fundamental II: a representação do negro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56594-
dc.description.abstractO presente trabalho busca apresentar como são feitas as representações das populações negras nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, a partir das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, pontuando as deficiências existentes neste material didático, que é de grande importância no ambiente escolar e que pode ser uma ferramenta significativa para a valorização das culturas afro-brasileira, africana e indígena através do ensino de geografia. Dessa forma, contextualizando as leis no ensino de geografia, foi feita uma análise imagética do conteúdo presente nos livros didáticos, examinando quatro livros do sexto ao nono ano da Coleção Trilhas da Editora FTD. A partir da bibliografia utilizada neste trabalho, percebeu-se que a população negra quase sempre aparece representada de forma negativa nesse material, questão apontada pela Lei 10.639/03 e que ainda carece de algumas modificações. Entretanto, após a análise dos livros didáticos em estudo, também foi possível perceber algumas pequenas mudanças na representação da imagem do negro. Sendo assim, é importante que os professores de geografia afastem-se dos estereótipos eurocêntricos presentes no conteúdo escolar e na própria geografia repassando as diversas visões do continente africano e sua diáspora, principalmente no Brasil. Através do ensino de geografia aliado ao ensino das relações étnico-raciais, um conteúdo que valorize as culturas afro-brasileira e indígena, relacionado a projetos pedagógicos, pode propagar ideias antirracistas que promovam a multiplicidade e a igualdade racial.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectRelações Étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleAs relações étnico-raciais nos livros didáticos de Geografia no Ensino Fundamental II: A representação do negropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7821835913754337pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to present how representations of black populations are made in Geography textbooks for Elementary School II, based on Federal Laws 10.639/03 and 11.645/08, pointing out the deficiencies existing in this didactic material, which is of great importance in the school environment and that can be a significant tool for the appreciation of Afro-Brazilian, African and indigenous cultures through the teaching of geography. Thus, contextualizing the laws in the teaching of geography, an image analysis of the content present in textbooks was carried out, examining four books from the sixth to the ninth grade of the Coleção Trilhas by Editora FTD. From the bibliography used in this work, it was noticed that the black population almost always appears negatively represented in this material, an issue pointed out by Law 10.639/03 and which still needs some modifications. However, after analyzing the textbooks under study, it was also possible to perceive some small changes in the representation of the black image. Therefore, it is important that geography teachers move away from the Eurocentric stereotypes present in school content and in geography itself, reviewing the different views of the African continent and its diaspora, mainly in Brazil. Through the teaching of geography combined with the teaching of ethnic-racial relations, content that values Afro-Brazilian and indigenous cultures, related to pedagogical projects, can spread anti-racist ideas that promote multiplicity and racial equality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JULIA SALES DE FRANCA.pdf11,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons