Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5659
Título: Proposição de melhorias nos procedimentos operacionais internos do DETRAN/AL através do sistema de gestão da qualidade
Autor(es): CARVALHO, Fabiano Lins de Lessa
Palavras-chave: Qualidade;Conformidade;Alta administração e ISO 9000
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lins de Lessa Carvalho, Fabiano; Dumke de Medeiros, Denise. Proposição de melhorias nos procedimentos operacionais internos do DETRAN/AL através do sistema de gestão da qualidade. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: No atual cenário mundial, a Qualidade tem deixado de ser um fator diferencial para ser um fator obrigatório. Diante disso, várias empresas têm implantado e desenvolvido nos últimos tempos sistemas de qualidades em suas operações. Uma vez decidida pela sua adoção, um sistema de gestão da qualidade pode fornecer a estrutura para melhoria contínua com o objetivo de aumentar a probabilidade de ampliar a satisfação do cliente, bem como fornecer confiança à organização e a seus clientes de que ela é capaz de fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente de forma consistente. Dentre os vários benefícios que a adoção por um sistema de gestão da qualidade devidamente estruturado pode fornecer, temse a geração de confiança na capacidade de seus processos e na qualidade de seus produtos, além de fornecer uma base para melhoria contínua. Diante deste contexto, este trabalho traz como proposta a abordagem das Normas da família NBR ISO 9000, que foram desenvolvidas para apoiar organizações de todos os tipos e tamanhos na implementação e operação de sistemas de qualidade eficazes, como sugestão para melhoria da conformidade dos procedimentos operacionais internos do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas DETRAN/AL. Para a solução da problemática em questão, foi aplicado um modelo de diagnóstico de implementação dos itens da norma ISO 9001:2000 no DETRAN/AL. Desta forma, acredita-se que com a análise dos resultados deste diagnóstico, bem como com o conteúdo deste trabalho, possa haver uma sensibilização das pessoas que se encontram na alta administração desta organização para importância de se adotar alguns requisitos desta norma a fim de se buscar a melhoria nos seus procedimentos operacionais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5659
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7287_1.pdf805,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.