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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5659

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke dept_BR
dc.contributor.authorCARVALHO, Fabiano Lins de Lessapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:41:00Z
dc.date.available2014-06-12T17:41:00Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationLins de Lessa Carvalho, Fabiano; Dumke de Medeiros, Denise. Proposição de melhorias nos procedimentos operacionais internos do DETRAN/AL através do sistema de gestão da qualidade. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5659
dc.description.abstractNo atual cenário mundial, a Qualidade tem deixado de ser um fator diferencial para ser um fator obrigatório. Diante disso, várias empresas têm implantado e desenvolvido nos últimos tempos sistemas de qualidades em suas operações. Uma vez decidida pela sua adoção, um sistema de gestão da qualidade pode fornecer a estrutura para melhoria contínua com o objetivo de aumentar a probabilidade de ampliar a satisfação do cliente, bem como fornecer confiança à organização e a seus clientes de que ela é capaz de fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente de forma consistente. Dentre os vários benefícios que a adoção por um sistema de gestão da qualidade devidamente estruturado pode fornecer, temse a geração de confiança na capacidade de seus processos e na qualidade de seus produtos, além de fornecer uma base para melhoria contínua. Diante deste contexto, este trabalho traz como proposta a abordagem das Normas da família NBR ISO 9000, que foram desenvolvidas para apoiar organizações de todos os tipos e tamanhos na implementação e operação de sistemas de qualidade eficazes, como sugestão para melhoria da conformidade dos procedimentos operacionais internos do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas DETRAN/AL. Para a solução da problemática em questão, foi aplicado um modelo de diagnóstico de implementação dos itens da norma ISO 9001:2000 no DETRAN/AL. Desta forma, acredita-se que com a análise dos resultados deste diagnóstico, bem como com o conteúdo deste trabalho, possa haver uma sensibilização das pessoas que se encontram na alta administração desta organização para importância de se adotar alguns requisitos desta norma a fim de se buscar a melhoria nos seus procedimentos operacionaispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectConformidadept_BR
dc.subjectAlta administração e ISO 9000pt_BR
dc.titleProposição de melhorias nos procedimentos operacionais internos do DETRAN/AL através do sistema de gestão da qualidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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