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Título: Organismos geneticamente modificados (OGMs) : uma proposta pedagógica baseada em problemas para a compreensão das bases da genética molecular no ensino médio
Autor(es): ASSIS, Márcio Emerson da Silva
Palavras-chave: Biotecnologia; Organismos Geneticamente Modificados; Aprendizagem Baseada em Problemas; Biologia - estudo e ensino
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ASSIS, Marcio Emerson da Silva. Organismos geneticamente modificados (OGMs): uma proposta pedagógica baseada em problemas para a compreensão das bases da genética molecular no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O estudo da genética molecular, dos Organismos Geneticamente Modificados e da biotecnologia desempenha um papel vital no mundo contemporâneo, impactando diversas áreas, desde a saúde até a agricultura e o meio ambiente. Para os estudantes do ensino médio, compreender esses conceitos não apenas abre portas para futuras carreiras, mas também promove a conscientização sobre questões científicas que afetam diretamente suas vidas e o mundo ao seu redor. Assim, para que haja um maior interesse e aprendizado dos conceitos abordados em genética, é conveniente que o professor possa utilizar metodologias diferenciadas que promovam o protagonismo e as habilidades cognitivas dos discentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática e um caderno didático instrucional utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas como instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos em genética molecular, através do estudo de Organismos Geneticamente Modificados. A aplicação da pesquisa contou com a participação de estudantes matriculados nas turmas 3o Anos do ensino médio da Escola José Carlos Florêncio, em Caruaru-PE. Essa metodologia colocou os estudantes no centro do processo de aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas. Ao longo da sequência didática, as interações discursivas entre os estudantes revelaram posicionamento ativo, crítico e investigativo diante de problematizações relacionadas ao conhecimento científico proposto. Após cada etapa das resoluções das situações-problemas os estudantes mostraram aprimoramento no desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Conclui, então, que a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia educativa no Ensino Médio facilitou a compreensão da dinâmica da genética molecular e biotecnologia, minimizando o distanciamento entre o estudo teórico e sua aplicabilidade, bem como despertou um maior interesse dos estudantes em relação ao estudo da Genética e destacou o papel docente da atualidade como facilitador, valorizando, portanto, a postura ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56580
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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