Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56580
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCIA, José Eduardo | - |
dc.contributor.author | ASSIS, Márcio Emerson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T11:51:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T11:51:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Marcio Emerson da Silva. Organismos geneticamente modificados (OGMs): uma proposta pedagógica baseada em problemas para a compreensão das bases da genética molecular no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56580 | - |
dc.description.abstract | O estudo da genética molecular, dos Organismos Geneticamente Modificados e da biotecnologia desempenha um papel vital no mundo contemporâneo, impactando diversas áreas, desde a saúde até a agricultura e o meio ambiente. Para os estudantes do ensino médio, compreender esses conceitos não apenas abre portas para futuras carreiras, mas também promove a conscientização sobre questões científicas que afetam diretamente suas vidas e o mundo ao seu redor. Assim, para que haja um maior interesse e aprendizado dos conceitos abordados em genética, é conveniente que o professor possa utilizar metodologias diferenciadas que promovam o protagonismo e as habilidades cognitivas dos discentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática e um caderno didático instrucional utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas como instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos em genética molecular, através do estudo de Organismos Geneticamente Modificados. A aplicação da pesquisa contou com a participação de estudantes matriculados nas turmas 3o Anos do ensino médio da Escola José Carlos Florêncio, em Caruaru-PE. Essa metodologia colocou os estudantes no centro do processo de aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas. Ao longo da sequência didática, as interações discursivas entre os estudantes revelaram posicionamento ativo, crítico e investigativo diante de problematizações relacionadas ao conhecimento científico proposto. Após cada etapa das resoluções das situações-problemas os estudantes mostraram aprimoramento no desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Conclui, então, que a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia educativa no Ensino Médio facilitou a compreensão da dinâmica da genética molecular e biotecnologia, minimizando o distanciamento entre o estudo teórico e sua aplicabilidade, bem como despertou um maior interesse dos estudantes em relação ao estudo da Genética e destacou o papel docente da atualidade como facilitador, valorizando, portanto, a postura ativa dos estudantes na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Organismos Geneticamente Modificados | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Organismos geneticamente modificados (OGMs) : uma proposta pedagógica baseada em problemas para a compreensão das bases da genética molecular no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1272148639871836 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1672269409156109 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of molecular genetics, Genetically Modified Organisms and biotechnology plays a vital role in the contemporary world, impacting several areas, from health to agriculture and the environment. For high school students, understanding these concepts not only opens doors to future careers, but also promotes awareness of scientific issues that directly affect their lives and the world around them. Therefore, for there to be greater interest and learning of the concepts covered in genetics, it is advisable for the teacher to use different methodologies that promote the protagonism and cognitive abilities of students. Therefore, the objective of this work was to develop a didactic sequence and an instructional textbook using the Problem- Based Learning methodology as a facilitating instrument for the teaching-learning of basic concepts in molecular genetics, through the study of Genetically Modified Organisms. The research was carried out with the participation of students enrolled in the 3rd year high school classes at Escola José Carlos Florêncio, in Caruaru-PE. This methodology placed students at the center of the learning process, challenging them to solve problems. Throughout the didactic sequence, discursive interactions between students revealed an active, critical and investigative positioning in the face of problematizations related to the proposed scientific knowledge. After each stage of solving problem situations, students showed improvement in the development of skills and understanding of the topic. It concludes, then, that the Problem- Based Learning approach as an educational strategy in high school facilitated the understanding of the dynamics of molecular genetics and biotechnology, minimizing the gap between theoretical study and its applicability, as well as arousing greater interest among students in relation to to the study of Genetics and highlighted the current teaching role as a facilitator, therefore valuing the active and problematizing stance of students in the construction of knowledge. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Márcio Emerson da Silva Assis.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons