Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56555

Compartilhe esta página

Título: A inserção da educação emocional a partir da roda de conversa na educação infantil
Autor(es): MUNIZ, Dirciane Maria Gonçalves Coelho
Palavras-chave: Educação; Conversa; Emoção; Infância
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MUNIZ, Dirciane Maria Gonçalves Coelho. A inserção da educação emocional a partir da roda de conversa na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Essa pesquisa investigou a prática Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico facilitador na inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscamos aprofundar as discussões sobre o tema tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5 anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Configurou-se enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa, Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa como um espaço autoformativo e facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56555
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dirciane Maria Gonçalves Coelho Muniz.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons