Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56555

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorMUNIZ, Dirciane Maria Gonçalves Coelho-
dc.date.accessioned2024-06-28T13:30:53Z-
dc.date.available2024-06-28T13:30:53Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationMUNIZ, Dirciane Maria Gonçalves Coelho. A inserção da educação emocional a partir da roda de conversa na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56555-
dc.description.abstractEssa pesquisa investigou a prática Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico facilitador na inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscamos aprofundar as discussões sobre o tema tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5 anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Configurou-se enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa, Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa como um espaço autoformativo e facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConversapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleA inserção da educação emocional a partir da roda de conversa na educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4894291455640487pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThis research investigated the Conversation Circle practice as a pedagogical device that facilitates the insertion of Emotional Education in Early Childhood Education. We sought to deepen the discussions on the topic using as an empirical field a Kindergarten IV class (4 and 5 years old) from an Educational Unit of the Recife Municipal Education Network. It was configured as an action research, with its methodology proposing an experience in Early Childhood Education, based on the planning, observation and recording of Conversation Circle events with the group of children, as well as other steps and instruments applied in the institution over a period of two months. As a theoretical discussion, it was based on authors who discuss the importance of the Conversation Circle, Early Childhood Education and Human Development; also permeating the field of Childhood Sociology and the definition of Emotional Education. The research results presented significant data about the pedagogical device Roda de Conversa as a self-training space that facilitates the exercise of dialogue about the dimension of feeling in early childhood. The Conversation Circle proved to be a safe place for the different forms of expressive manifestations of children, made possible by problematizing dialogue, favoring self-perception and sharing of children's elaborations on their affective experiences, this intervention being an effective way to insert Emotional Education into Child education. As a product of this study, a Pedagogical Notebook was created containing a proposal for educational practice using the Conversation Circle with a focus on the dimension of feeling.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dirciane Maria Gonçalves Coelho Muniz.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons