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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56540

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Título: Adaptação transcultural e evidências de validade da versão brasileira da Mental Health Literacy Scale para adolescentes
Autor(es): CHALEGRE, Casiana Tertuliano
Palavras-chave: Adolescente; Letramento em Saúde; Saúde Mental; Educação em Saúde; Psicometria
Data do documento: 1-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CHALEGRE, Casiana Tertuliano. Adaptação transcultural e evidências de validade da versão brasileira da Mental Health Literacy Scale para adolescentes. 2024. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Adolescentes com baixos níveis de letramento em saúde mental têm desvantagens no desenvolvimento educacional e psicossocial, além do risco de adoecer e da recidiva dos transtornos mentais. Aferir o letramento em saúde mental desse grupo pode subsidiar intervenções apropriadas de Enfermagem na promoção e educação em saúde mental. No Brasil, não existe instrumento específico para avaliar o letramento em saúde mental em adolescentes, o que justifica este estudo, cujo objetivo foi desenvolver a versão brasileira da Mental Health Literacy Scale (MentaHLiS-Br) para avaliação do letramento em saúde mental de adolescentes. Este estudo metodológico foi realizado em etapas: adaptação transcultural, validação de conteúdo e identificação das evidências de validade da MentaHLiS-Br. A primeira etapa foi o processo de adaptação transcultural e validação de conteúdo com juízes e adolescentes das escolas de ensino médio da cidade de Recife, Região Nordeste do Brasil. A segunda etapa incluiu as análises fatoriais em busca de evidências de validade com base na estrutura interna. Os resultados do comitê de juízes de avaliação das equivalências obtiveram concordância de 80%. Esse processo gerou a versão pré-final brasileira da Mental Health Literacy Scale, que seguiu para validade de conteúdo com outro comitê de juízes e o público-alvo. Na validação com o comitê de juízes, evidenciaram-se valores de Coeficiente de Validade de Conteúdo acima do ponto de corte para a maior parte dos itens das cinco subescalas. Na validação com o público- alvo, os adolescentes realizaram análise qualitativa e revelaram que os itens das três escalas e as vinhetas foram considerados válidos nos critérios de clareza, adequabilidade e compreensão, com excelentes valores de Coeficiente de Validade de Conteúdo individuais e totais que ultrapassaram 0,93 para todos os indicadores. Ao final do processo de adaptação transcultural e validação de conteúdo, obteve-se a versão brasileira da Mental Health Literacy Scale, composta por três escalas (Depressão, Ansiedade e Abuso de Álcool), com conteúdo claro, relevante e pertinente aos adolescentes brasileiros. Da amostra de 559 adolescentes, a Análise de Componentes Múltiplos encontrou dimensão na subescala 1, e as análises fatoriais com a técnica da análise paralela identificaram, nas demais subescalas, uma estrutura de um fator, além de confiabilidade composta satisfatória (acima de 0,70). Houve elevada covariância residual entre itens da subescala 2 e itens da subescala 3. Após novas análises fatoriais, houve melhora em todos os índices de ajuste. Recomenda-se o aprimoramento das escalas, com processo contínuo de investigação, que considere a diversidade das regiões do Brasil e ainda inclua outras fontes de evidências de validade. O estudo comprova a tese de que a MentaHLiS- Br possui evidências de validade e confiabilidade para mensurar o LSM de adolescentes, podendo ser utilizada na prática clínica e em pesquisas para avaliar o LSM de adolescentes, assim como o impacto das intervenções interdisciplinares e de Enfermagem na promoção da saúde mental desse público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56540
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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