Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56531

Comparte esta pagina

Título : Cultura de segurança do paciente sob a percepção de enfermeiros intensivistas
Autor : LARANJEIRA, Cícera Moniele Neta
Palabras clave : Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Gestão da Segurança; Enfermeiras e Enfermeiros; Unidades de Terapia Intensiva
Fecha de publicación : 28-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LARANJEIRA, Cícera Moniele Neta. Cultura de segurança do paciente sob a percepção de enfermeiros intensivistas. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A temática de segurança do paciente vem ganhando destaque a nível global, o que evidencia a importância de as instituições de saúde avaliarem os seus processos institucionais e a partir dos resultados, implementarem ações voltadas para um cuidado de saúde mais seguro. O objetivo deste estudo é comparar a cultura de segurança do paciente a partir da percepção de enfermeiros intensivistas em dois hospitais sob gestão pública e privada. Trata-se de um estudo transversal, do tipo survey, de abordagem descritiva e quantitativa. Foi utilizado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, da Agency for Health Research and Quality (Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde – AHRQ). Os dados foram coletados com 6 enfermeiros de cada hospital, totalizando 12 participantes. Os resultados evidenciaram fragilidades em comum aos dois hospitais nas dimensões “Profissionais” e “Passagem de plantão/turno e transferências internas” e como áreas fortalecidas “Expectativas e ações de promoção de segurança do paciente” e “Aprendizado organizacional”. Estatisticamente, ao se comparar os dados dos dois hospitais, houve diferenças significativas em quatro dimensões: “Retorno da informação e comunicação sobre erro”, “Abertura da comunicação”, “Resposta não punitiva ao erro” e “Apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente”, com melhores resultados para o hospital sob gestão pública. A nota atribuída à segurança do paciente foi semelhante nos dois hospitais, porém, o hospital sob gestão privada realizou um número maior de notificações de eventos adversos nos últimos 12 meses. As oportunidades de melhorias mais urgentes são o “Trabalho em equipe entre unidades” (24,9%) no hospital público e “Resposta não punitiva ao erro” (5,5%) no hospital privado. Diante de tais resultados, conclui-se que é imprescindível que ocorra a priorização da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde, com a implementação de estratégias voltadas para o aumento da qualidade e da segurança do cuidado prestado, tais como: adoção de respostas não punitivas ao erro, dimensionamento de pessoal adequado e participação ativa dos gestores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56531
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cícera Moniele Neta Laranjeira.pdf3,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons