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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56528

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Título: Efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares
Autor(es): SILVA, Dayanne Caroline de Assis
Palavras-chave: Tecnologia Educacional; Bullying; Cyberbullying; Adolescente; Serviços de Saúde Escolar
Data do documento: 29-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Dayanne Caroline de Assis. Efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Essa tese tem como objetivo geral avaliar o efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. Trata-se de um estudo misto, sequencial que inicialmente utilizou a abordagem metodológica para construção e validação de uma estratégia educativa gamificada, e adaptação e validação de Escala sobre Medidas de Prevenção do Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber), seguido de ensaio clínico randomizado realizado com 150 adolescentes, sendo 75 em cada grupo, controle e intervenção, para verificar a efetividade da estratégia educacional, quanto às medidas de intenção para prevenção destes fenômenos, mediante aplicação de pré e pós-teste. O estudo metodológico foi composto pelas etapas: busca de evidências científicas e levantamento com adolescentes escolares sobre o perfil tecnológico e experiências sobre o bullying e cyberbullying; Elaboração do storyboard; produção das tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes das tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes da Escala adaptada de Medida de Intenção para Prevenção de Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber); Realização de análise fatorial. No ensaio clínico foi realizado pré-teste e pós-teste, com a aplicação da EMIP-Bully Cyber, com os grupos controle e intervenção, intercalado pela apreciação dos vídeos e atividades gamificadas (intervenção) e da metodologia expositiva dialogada e aplicação do quiz (controle). Os resultados identificaram que 86,67% dos adolescentes escolares pesquisados praticaram, sofreram ou testemunharam alguma situação de bullying, cyberbullying ou ambos os tipos de violência. A tecnologia educativa foi composta por sete vídeos e oito atividades gamificadas, abordando os fenômenos. Os vídeos contemplaram cenas e personagens do cotidiano dos adolescentes escolares. A concordância entre os juízes sobre a tecnologia educativa obteve Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,89, Índice de Validade de Aparência (IVA) 0,94 e a usabilidade foi considerada excelente por 69,23% dos juízes. A avaliação dos adolescentes quanto a tecnologia educativa obteve o IVC de 0,91. A análise fatorial da EMIP-Bully Cyber consolidou os fatores 1 (crenças comportamentais, crenças normativas e crenças de controle), 2 (crenças motivacionais) e 3 (conhecimento sobre o bullying e cyberbullying). O resultado do Kaiser-Meyer-Olkin foi considerado bom, com 0,858, o teste de esfericidade de Bartlett alcançou 3237,1 (df = 1275) e p-valor 0,00001. A comparabilidade entre os grupos demonstrou que as médias do padrão de resposta (intervenção) foram mais elevadas nos domínios 2 e 3 e no fator 2. A comparação do padrão global evidenciou um discreto aumento na intencionalidade para mudanças de atitudes, no pós intervenção. A elevação nas crenças de controle, no pós-teste, indicam maior probabilidade de um adolescente apresentar comportamentos de prevenção do bullying e cyberbullying, após o uso da estratégia educativa gamificada. O ensino crítico social embasado em Freire fundamentou a intervenção educacional expositiva dialogada, como também a elaboração das tecnologias educacionais. A integração entre essas metodologias concorrem para promover a reflexão crítica e comportamentos pró-sociais para a prevenção do bullying e cyberbullying, pela possibilidade de retomada do conteúdo abordado através das tecnologias educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56528
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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