Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56528
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dayanne Caroline de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T19:19:31Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T19:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayanne Caroline de Assis. Efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56528 | - |
dc.description.abstract | Essa tese tem como objetivo geral avaliar o efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. Trata-se de um estudo misto, sequencial que inicialmente utilizou a abordagem metodológica para construção e validação de uma estratégia educativa gamificada, e adaptação e validação de Escala sobre Medidas de Prevenção do Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber), seguido de ensaio clínico randomizado realizado com 150 adolescentes, sendo 75 em cada grupo, controle e intervenção, para verificar a efetividade da estratégia educacional, quanto às medidas de intenção para prevenção destes fenômenos, mediante aplicação de pré e pós-teste. O estudo metodológico foi composto pelas etapas: busca de evidências científicas e levantamento com adolescentes escolares sobre o perfil tecnológico e experiências sobre o bullying e cyberbullying; Elaboração do storyboard; produção das tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes das tecnologias educacionais; Validação com juízes e adolescentes da Escala adaptada de Medida de Intenção para Prevenção de Bullying e Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber); Realização de análise fatorial. No ensaio clínico foi realizado pré-teste e pós-teste, com a aplicação da EMIP-Bully Cyber, com os grupos controle e intervenção, intercalado pela apreciação dos vídeos e atividades gamificadas (intervenção) e da metodologia expositiva dialogada e aplicação do quiz (controle). Os resultados identificaram que 86,67% dos adolescentes escolares pesquisados praticaram, sofreram ou testemunharam alguma situação de bullying, cyberbullying ou ambos os tipos de violência. A tecnologia educativa foi composta por sete vídeos e oito atividades gamificadas, abordando os fenômenos. Os vídeos contemplaram cenas e personagens do cotidiano dos adolescentes escolares. A concordância entre os juízes sobre a tecnologia educativa obteve Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,89, Índice de Validade de Aparência (IVA) 0,94 e a usabilidade foi considerada excelente por 69,23% dos juízes. A avaliação dos adolescentes quanto a tecnologia educativa obteve o IVC de 0,91. A análise fatorial da EMIP-Bully Cyber consolidou os fatores 1 (crenças comportamentais, crenças normativas e crenças de controle), 2 (crenças motivacionais) e 3 (conhecimento sobre o bullying e cyberbullying). O resultado do Kaiser-Meyer-Olkin foi considerado bom, com 0,858, o teste de esfericidade de Bartlett alcançou 3237,1 (df = 1275) e p-valor 0,00001. A comparabilidade entre os grupos demonstrou que as médias do padrão de resposta (intervenção) foram mais elevadas nos domínios 2 e 3 e no fator 2. A comparação do padrão global evidenciou um discreto aumento na intencionalidade para mudanças de atitudes, no pós intervenção. A elevação nas crenças de controle, no pós-teste, indicam maior probabilidade de um adolescente apresentar comportamentos de prevenção do bullying e cyberbullying, após o uso da estratégia educativa gamificada. O ensino crítico social embasado em Freire fundamentou a intervenção educacional expositiva dialogada, como também a elaboração das tecnologias educacionais. A integração entre essas metodologias concorrem para promover a reflexão crítica e comportamentos pró-sociais para a prevenção do bullying e cyberbullying, pela possibilidade de retomada do conteúdo abordado através das tecnologias educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Cyberbullying | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | Efeito de uma estratégia educativa gamificada para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAMPOS FILHO, Amadeu Sá | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8884539154027668 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis has the general objective of evaluating the effect of a gamified educational strategy to prevent bullying and cyberbullying with school adolescents. This is a joint, sequential study that initially used a methodological approach to construct and validate a gamified educational strategy, and adapt and validate the Bullying and Cyberbullying Prevention Measures Scale (EMIP-Bully Cyber), followed by a clinical trial. Examination carried out with 150 adolescents, 75 in each group, control and intervention, to verify the effectiveness of the educational strategy, regarding prevention measures to prevent these characteristics, through the application of pre- and post-tests. The methodological study consisted of the following steps: search for scientific evidence and survey of school adolescents about the technological profile and experiences of bullying and cyberbullying; Preparation of the storyboard; production of educational technologies; Validation of educational technologies with judges and adolescents; Validation with judges and adolescents of the adapted Intention Measurement Scale for the Prevention of Bullying and Cyberbullying (EMIP-Bully Cyber); Carrying out factor analysis. In the clinical trial, a pre-test and post-test were carried out, with the application of EMIP-Bully Cyber, with the control and intervention groups, interspersed with the evaluation of videos and gamified activities (intervention) and the dialogued expository methodology and application of the quiz (control). The results identified that 86.67% of the school adolescents surveyed practiced, survived or witnessed some situation of bullying, cyberbullying or both types of violence. The educational technology consisted of seven videos and eight gamified activities, addressing the phenomena. The videos included scenes and characters from the daily lives of school teenagers. The agreement between the judges on educational technology obtained a Content Validity Index (CVI) of 0.89, Appearance Validity Index (IVA) 0.94 and usability was considered excellent by 69.23% of the judges. The adolescents' assessment of educational technology obtained a CVI of 0.91. The EMIP-Bully Cyber factor analysis consolidated factors 1 (behavioral beliefs, normative beliefs and control beliefs), 2 (motivational beliefs) and 3 (knowledge about bullying and cyberbullying). The Kaiser-Meyer-Olkin result was considered good, with 0.858, the Bartlett sphericity test reached 3237.1 (df = 1275) and p-value 0.00001. The comparability between the groups demonstrated that the means of the response pattern (intervention) were higher in domains 2 and 3 and in factor 2. The comparison of the global pattern showed a slight increase in the intentionality to change attitudes, post-intervention. The increase in control beliefs, in the post-test, indicates a greater probability of an adolescent showing behaviors to prevent bullying and cyberbullying, after using the gamified educational strategy. Critical social teaching based on Freire founded the dialogued expository educational intervention, as well as the development of educational technologies. The integration between these methodologies contributes to promoting critical reflection and pro-social behaviors to prevent bullying and cyberbullying, through the possibility of resuming the content covered through educational technologies. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4050543429604952 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Dayanne Caroline de Assis Silva.pdf Item embargado até 2026-06-21 | 24,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons