Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406

Compartilhe esta página

Título: Práticas docentes adotadas no processo de alfabetização em salas regulares bilíngues para surdos do Recife
Autor(es): CONCEIÇÃO, Samara
Palavras-chave: Prática docentes, Surdo;; Surdo; Bilíngue
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: CONCEIÇÃO, Samara. Práticas Docentes Adotadas no Processo de Alfabetização em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2024.
Abstract: A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e aprendizagem do indivíduo. As pessoas surdas apresentam desafios específicos que demandam abordagens educacionais adequadas às suas especificidades linguísticas. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar as principais práticas de alfabetização utilizadas por professores de Salas Regulares Bilíngues para Surdos (SRBS), dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido em quatro escolas da rede municipal do Recife. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em escolas com SRBS. Os dados analisados foram baseados na análise de conteúdo orientada por Bardin (2004).Os resultados apontam que poucas são as práticas específicas para SRBS, a maioria das práticas permeiam salas regulares de ouvintes e SRBS, com diferencial nas estratégias adotadas pelas docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Samara (1).pdf184,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons