Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Wilma-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Samara-
dc.date.accessioned2024-06-03T22:25:40Z-
dc.date.available2024-06-03T22:25:40Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-05-31-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Samara. Práticas Docentes Adotadas no Processo de Alfabetização em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406-
dc.description.abstractA alfabetização é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e aprendizagem do indivíduo. As pessoas surdas apresentam desafios específicos que demandam abordagens educacionais adequadas às suas especificidades linguísticas. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar as principais práticas de alfabetização utilizadas por professores de Salas Regulares Bilíngues para Surdos (SRBS), dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido em quatro escolas da rede municipal do Recife. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em escolas com SRBS. Os dados analisados foram baseados na análise de conteúdo orientada por Bardin (2004).Os resultados apontam que poucas são as práticas específicas para SRBS, a maioria das práticas permeiam salas regulares de ouvintes e SRBS, com diferencial nas estratégias adotadas pelas docentes.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática docentes, Surdo;pt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectBilínguept_BR
dc.titlePráticas docentes adotadas no processo de alfabetização em salas regulares bilíngues para surdos do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4040355135528438pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDPSIE– Centro de Educação – UFPE - Pernambuco- Brasilpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Samara (1).pdf184,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons