Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56357

Compartilhe esta página

Título: Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática e participativa: um estudo comparativo de duas escolas públicas na região metropolitana do Recife.
Autor(es): PEIXOTO, Eduarda Beatriz Barbosa
SILVA, Thayane Alecsandra Alves Henrique
Palavras-chave: gestão democrática; escola pública; integração família escola; Programa Educação e Família
Data do documento: 12-Mar-2024
Citação: PEIXOTO, Eduarda B. B. ; SILVA, Thayane A. A. H. Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática e participativa: um estudo comparativo de duas escolas públicas na região metropolitana do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo do artigo foi contrastar os desafios e as perspectivas da gestão escolar democrática e participativa em duas escolas públicas distintas da Região Metropolitana do Recife. Optamos por essa decisão devido ao apoio fornecido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, conhecido como "Educação e Família" , que uma das escolas recebe. Este programa tem como objetivo fomentar a participação das famílias na vida escolar. A outra instituição selecionada não possui esse mesmo respaldo financeiro. Os objetivos específicos foram, observar como os gestores promovem a integração das famílias no cotidiano escolar; compreender os impactos da verba do programa "Educação e Família", na construção da participação da família na escola, e por fim identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores na promoção da integração entre família e escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, os principais procedimentos de coleta de dados foram as observações do cotidiano escolar e as entrevistas com os membros da comunidade escolar. Diante desse cenário, os nossos principais resultados foram que as escolas mencionadas não estão operando de acordo com os princípios de uma gestão democrática da educação. Em vez disso, parecem refletir modelos mais autoritários e burocráticos. Assim é necessário um esforço conjunto das escolas e das famílias para promover uma verdadeira integração e participação democrática na vida escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56357
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II.pdf597,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons